Páginas

7 de janeiro de 2013

Cerca de 500 Jovens participaram do 1º Encontrão da Jornada Mundial da Juventude


Vindos do sul e do norte, do leste e do oeste, de todos os lugares da diocese de Castanhal. Os peregrinos da JMJ Rio 2013 chegaram para o primeiro encontro com Dom Carlos em preparação à Jornada da Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, mês de julho próximo, nos dias de 22 a 28.

No domingo 06 de janeiro, ainda cedo os jovens se concentraram no térreo da Catedral, alguns ainda sonolentos por terem saído cedo de suas comunidades, outros já animados e transmitindo entusiasmo aos que também chagavam de longe. Em pouco tempo o auditório da Catedral já estava lotado de peregrinos.

A Programação começou com a missa, onde a Igreja neste domingo celebrava a Epifania do Senhor. Ocasião melhor não existiria para este encontro, senão na manifestação do próprio Deus? O encontro foi certamente uma resposta dos jovens à Deus, que ali reunidos tinham um só objetivo: como os reis magos, encontrar a Salvação que nascera no meio da humanidade.

D. Carlos lembrou em sua homilia, da manifestação de Deus que acontece ainda hoje e sempre, no coração de cada um que o acolhe e aceita seguir o caminho proposto por Ele: “Jesus é o ponto de partida e ao mesmo tempo o ponto de atração”. O bispo refletiu o simbolismo da epifania: “é Deus que se manifesta primeiro à Maria e José (Israel) para depois atrair aos reis magos que representam a todos os mais ‘afastados’, deixando explícito o seu desejo de chegar a todos, através de nós, a Igreja, que devemos estar sempre comprometidos com a evangelização”. 

Após a missa, no refeitório a juventude lanchou para em seguida continuar o encontro, com a tão esperada entrega dos Youcat’s. e a partir daí a parte formativa, numa palestra sobre este tão importante documento. O nome deixa bem claro a que veio o Youcat: You de Youth (Jovem) e Cat de Catechism (catecismo), isto é, Catecismo Jovem.

Dom Carlos falou da concepção, objetivo e o conteúdo do Youcat, ao mesmo tempo que ensinava, refletia e brincava com os peregrinos (porque não?). A palestra do bispo facilitou o manuseio do Youcat e deixou os jovens ansiosos para o próximo encontro, que acontecerá no dia 28 de abril, possivelmente no mesmo local. Até lá, oração, dinamismo e formação são palavras-chave para os jovens da Diocese de Castanhal.

Veja as fotos do encontro aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bom! Pessoal da PASCOM estão ótimos!

Ana Paula disse...

Muito Muito Muito Bom! Como gostaria de ter participado!

Paulo Correa disse...

Procure mais informações no grupo de sua paróquia,
a juventude com Cristo é desafiadora, mas incrivelmente bonita!