Páginas

16 de fevereiro de 2011

Novo bispo auxiliar de Belém

16 de fevereiro de 2011

Portal ORM


BELÉM - Os fiéis da Igreja Católica em Belém agora podem contar com o apoio do novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. Africano, formado em Filosofia e Teologia, o padre Teodoro Mendes Tavares foi anunciado pelo Papa Bento XVI, às 8h da manhã desta segunda-feira (16), em Roma. Em Belém, a nomeação aconteceu meia-hora depois, em uma coletiva de imprensa na Cúria Metropolitana.

A solicitação de um bispo auxiliar pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, foi feita em junho de 2010 ao Papa e foi aceita em setembro do mesmo ano pelo Santo Padre. No dia 1º de fevereiro Bento XVI escolheu o religioso que assumirá o cargo. Para o arcebispo, a experiência de Teodoro Tavares pode ter sido o fator chave na escolha. 'O currículo dele, a experiência amazônica, e mesmo a formação acadêmica dele deve ter contribuído para ser escolhido pelo Papa para assumir o cargo', comenta.

Entre as responsabilidades do novo bispo está a realização de crismas e a formação de pastorais. 'Ele vai exercer as mesmas funções do arcebispo. Não há diferenças. Ele vem para dividir as tarefas comigo. Assim que ele começar a atuar vamos sentar e ver o que cada um irá fazer daqui para frente', afirmou Taveira.

O novo bispo será ordenado no dia 8 de março na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, na África, e deve começar a atuar na Arquidiocese de Belém no dia 23 de junho, dia de Corpus Christi. 'Esse é o tempo que o padre tem para se desligar das outras funções sacerdotais dele e começar a se dedicar exclusivamente à Arquidiocese', explica.

A Província de Belém, como a Igreja Católica denomina o conjunto de igrejas que fazem parte da Arquidiocese de Belém, conta hoje com 15 Dioceses, entre Pará e Amapá, além da própria Arquidiocese, com sede em Belém. 'É uma área muito grande e estou feliz pelo Papa ter atendido ao meu pedido, pois assim poderemos cuidar melhor da nossa Província', concluiu o arcebispo.

Biografia

O padre Teodoro Mendes Tavares, de 47 anos, nasceu na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, no dia 7 de janeiro de 1964. Ele ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo em 1984. No mesmo ano viajou para Portugal, a fim de continuar sua formação religiosa e acadêmica, para o ministério ordenado.

Em 1985, iniciou o noviciado e em 1986 fez a primeira profissão religiosa. A profissão perpétua veio em 1989. Antes, em 1986, Teodoro cursou Filosofia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga. Logo após, em 1988, ele fez o curso de Teologia e Licenciatura em Lisboa.

O padre foi ordenado presbítero em Cabo Verde em 11 de julho de 1993 e em 1994 ele chegou pela primeira vez ao Brasil para exercer a Missão na Amazônia. (GS)

13 de fevereiro de 2011

ENCONTRO DE MOVIMENTOS ECLESIAIS

Aconteceu no domingo 13 de fevereiro na catedral de Castanhal encontro dos movimentos eclesiais, as fotos você confere aqui.
No encontro Dom Carlos deu detalhes da dedicação da Catedral e da simbologia que existe em toda a obra, pela parte da tarde falou da importancia da caridade, tema que direciona todos os trabalhos pastorais desenvolvidos na diocese. o encontro que começou as 8h da manhã seguiu até as 16h com cantos, temas discutidos em grupos e missa que começou as 16 e encerrou o encontro.


NOTÍCIAS DAS PARÓQUIAS

Você pode ser um grande colaborador deste Blog de Notícias da Diocese, enviando textos com notícias de sua comunidade e paróquia.
Basta entrar em contato por e-mail enviando seu comunicado e seu nome para erasmoarte@gmail.com, lembrando sempre que, enquanto nosso site não fica pronto, nos servimos deste canal de comunicação.

Abraços a todos e aguardo notícias.

Erasmo Freitas

3 de fevereiro de 2011

DEDICAÇÃO DA CATEDRAL

Já está em toda a diocese o livro que ajuda a comunidade católica a se preparar para a dedicação da Catedral Santa Maria Mãe de Deus, o livro é composto de 9 encontros, e nele já está incluído toda a programação para a dedicação e mais a carta que o Núncio Apostólico escreveu à diocese de Castanhal. Os encontros deverão ser realizados nas residências e ao término dos 9 encontros livro poderá ser repetido em outras casas, inserindo assim, todos os diocesanos a este momento tão especial.
Para os encontros é necessário que os coordenadores de comunidade se empenhem e façam com que os encontros sejam de fato proveitosos evangelizadores e de um maior estudo e ensino a cerca da Igreja. O livro está muito rico em aprofundamentos que ajudam a entender melhor a amada Igreja, seus símbolos e a quê é destinada.

29 de janeiro de 2011

ORATÓRIO FELIZ 2011


Encerrou-se nesta manhã, mais uma etapa do Oratório Feliz, versão 2011, a foto que aparece em cima é da turma do J1 que realiza seu primeiro Oratório Feliz. O evento foi animado, e de grande conscientização a respeito dos valores humanos, social e religioso de cada criança.

O grupo do J1 foi acompanhado pelos Seminaristas do Seminário Menor, que neste ano já ingressam para o seminário maior.O encontro foi de grandes resultados, e deixa compromissos plantados no coração de todos que participaram.

17 de janeiro de 2011

Livros Atuais


Os livros da Lectio Divina 2011 já estão em grande parte nas paróquias, depois de uma longa espera ainda é tempo dos grupos que realizam as lectios às quartas feiras adquirirem o material, de modo que pratiquem os encontros e mobilize toda a comunidade a cerca da palavra de Deus.
Também já está publicado o livro de "Preparação para a Dedicação da Catedral", livro composto de 9 encontros que ajuda a diocese de um modo geral a celebrar este grande acontecimento. O livro tambem mostra o significado especial de cada detalhe da Catedral, deixando assim cada fiel mais esclarecido dos significados teológicos de cada monumento, para adquirir basta procurar na secretaria de sua paróquia.

28 de dezembro de 2010

Morre o bispo emérito de Bragança



AOS 90 ANOS - Dom Miguel Giambelli estava internado havia mais de um mês.

Internado desde o dia 19 de novembro na UTI do Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria, em Bragança, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), o bispo emérito de Bragança, dom Miguel Maria Giambelli, faleceu, dia 26, aos 90 anos.

O velório do bispo começou às 8 horas do dia 26, na capela do hospital, onde o falecimento ocorreu. Às 20 horas, o corpo do religioso foi trasladado até a quadra de esportes do Colégio Santa Teresinha, onde ele foi velado durante toda a madrugada. Às 10 horas de hoje, no mesmo local, uma missa de corpo presente antecede o sepultamento, que acontece na própria igreja, ao lado do túmulo do bispo Dom Eliseu Maria Coroli.

Nascido na cidade italiana de Flero, em 23 de março de 1920, e ordenado padre barnabita em 4 de julho de 1943, dom Miguel intitulava-se "amigo dos doentes", e em resposta a dedicação diária com o povo da região bragantina, os enfermos e familiares o chamavam "Dom Miguel, mensageiro de Jesus".

Fonte: Pagina eletrônica de O Liberal
27/12/2010 - 12h0m

13 de dezembro de 2010

Encerramento da Preparação de Noivos

No dia 18 de dezembro estará acontecendo no refeitório da catedral de castanhal o encerramento da preparação de noivos. o casamento será comunitário e acontecerá no dia 26/12/10. as 16:00

Informações repassadas por Maria José no quadro de aviso

Seminário no Espírito - Fonte Boa Castanhal

A Comunidade de Nossa Senhora de Nazaré no Bairro Fonte Boa em Castanhal realiza Seminário de Vida no Espírito Santo.
O encontro acontecerá no próximo sábado 18 e domingo 19, a escrição não custa nada e é de grande valia pelo conteúdo que é transmitido por encontros com este nível, a organização fica por conta da RCC da comunidade acompanhada pela sua paróquia Santa Maria Mãe de Deus.
Para participar, basta procurar a direção da comunidade e confirmar sua presença com a inscrição.

Informações repassadas por Joelma