Páginas

25 de outubro de 2010

Romaria 2010


A Romaria 2010 da Diocese de Castanhal arrebanhou cerca de 300 mil pessoas deixando as ruas da cidade apertadas e povoadas, a Romaria começou as 6 horas da manhã seguindo até a Catedral onde foi celebrada a missa e seguiu para o Apeú participada por uma multidão que cantando e rezando prestou de todas as formas lindas homenagens.

Casas enfeitadas, queima de fogos, chuva de papel picado e as promessas sobre as cabeças, são detalhes que acrescentam a festa a fé particular de cada um.

Durante a missa celebrada na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, Dom Carlos falou da importancia da Eucaristia e do valor que ela representa para a Diocese no ano do Congresso Eucarístico que acontece em novembro dias 20 e 21, durante a missa tambem foi inaugurada a porta Estreita da Catedral, colocada ainda na semana da Romaria.

21 de outubro de 2010

II Congresso RCC Castanhal

O Congresso da Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Castanhal vai ocorrer durante os dias 29, 30 e 31 de Outubro, no Ginásio da Escola CAIC
em Castanhal.

Dentre as programações podemos destacar as pregações, missas e confissões com padres
de nossa Diocese, e Dom Carlos Bispo diocesano.

Uma programação especialmente voltada para a juventude, será marcada pela maior Cristoteca já
realizada pela RCC dentro da Diocese de Castanhal, um momento onde os jovens podem expressar de uma forma
bem animada a sua espiritualidade.

Todas as cidades da Diocese e cidades vizinhas, são convidadas para este grande momento
de encontro da RCC como para a Diocese de Castanhal.

Rogério
Comunicação da RCC Castanhal

15 de setembro de 2010


No último dia 10 de setembro, Dom Carlos sentou-se com todos os órgãos de segurança da cidade e do estado, para tratarem do apoio dado por cada um no dia da Romaria e durante a Semana Nazarena. Estiveram presentes nesta reunião, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SEMUTRAN, DETRAN e Guarda Municipal.

O objetivo da reunião é de facilitar o tráfego das pessoas, aumentando a segurança e de modo especial a saída, no momento em que chega a berlinda ao Santuário no Apeú.

Com a SEMUTRAN já foi discutida, e ficou definida que os ônibus sairão pela rua do Posto Pombal, o que facilitará o retorno das pessoas que precisam voltar para o centro e os diversos bairros da cidade.
O Encontro de Casais na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, arrebanhou cerca de 1300 casais, que ficaram encantados pela beleza do encontro, e tocados de modo especial pelas palestras que focavam o valor da família e o descaso dos meios de comunicação para com a mesma.
João Bosco e o Psicólogo Océlio foram os palestrantes que estiveram orientando as famílias no último Domingo dia 12, a animação e coordenação do encontro ficou por conta do Dr Silvan, Odair e o ministério de música Irmãos em Cristo.
Dos assuntos tratados no congresso, principalmente por João Bosco, focou assuntos que mais tiram o sono daqueles que se procupam com a família, a falta de políticas que devolvam os valores de um lar, o valor da família, os projetos vergonhosos que estão por serem votados no congresso e o descaso com a construção e educação da sociedade.

10 de setembro de 2010


Na noite de 09 de setembro, o Prefeito Helio Leite, esteve em reunião com o bispo Dom Carlos em sua residência, para oficializar o apoio que é dado todos os anos por parte da prefeitura à Romaria de Nossa Senhora de Nazaré Castanhal-Apeú, no dia 17 de outubro deste ano.
Na reunião o prefeito parabenizou os trabalhos de Dom Carlos e seu empenho pela melhoria e embelezamento da cidade. Falou ainda do quanto vem se empenhendo para que a cidade seja sempre uma referência no estado e para o País, reforçando que a romaria contribui muito para isto, e o esperado para a Romaria este ano é de aproximadamente 300 mil pessoas, já que ano passado segundo estatíscas oficiais, 250 mil estiveram no evento.
Foi uma reunião animada e de grandes espectativas para o evento.

28 de agosto de 2010

Reunião do Conselho Regional de Pastoral da CNBB.

O Conselho esteve reunido na sede na sede da CNBB Norte 2, em Belém, desde o dia 25 para refletir sobre o tema: "Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no Mundo". A assessoria é feita pelo bispo referencial da Comissão de Animação Bíblica Catequética do Regional Sul II Dom José Antônio Peruzzo.

A programação que começou, no último dia 25, com avaliação dos trabalhos do regional no primeiro semestre e apresentação do tema proposto para reflexão contextualizado à realidade amazônica. Pela tarde as pastorais e organismos apresentaram projetos e ações que estão desenvolvendo.

O Conselho Regional é formado pelos bispos, secretariado executivo e coordenadores de pastorais, organismos e serviços das dioceses e prelazias do Regional Norte 2 (Pará e Amapá). O principal objetivo é articular e gerenciar a ação pastoral em nível regional.

O bispo de Cametá e presidente do Regional Norte 2, Dom Jesus Berdonces Cizaurre, explica que esse é o único evento anual onde todas as dioceses e prelazias estão reunidas para refletir sobre várias temáticas e avaliar sua caminhada pastoral. "Em geral tratamos de temas que vêm da CNBB Nacional e refletimos levando em conta nossa realidade local. Queremos que esses temas sejam refletidos em todas as dioceses e paróquias. O tema que tratamos fala sobre os servidores da Palavra, pois é muito importante para nossas comunidades e já deu para entender quais as carências que temos a respeito da Palavra: às vezes liturgicamente salientamos muito a Palavra, mas depois a lemos pouco e muito menos ainda em comunidade. O Conselho vem mostrar a importância de mudarmos isso e levar a Palavra a todas as bases".

Para a secretária executiva do Regional Norte 2, Orlanda Rodrigues, a reunião do Conselho é um momento muito significativo. "Temos aqui todo o Regional reunido, é oportunidade para troca de experiências, de comunhão, fraternidade e reflexão sobre a Palavra de Deus em nossa caminhada pastoral. Devemos aqui assumir em conjunto a missão de ser discípulos e missionários e encontrar caminhos novos para essa evangelização na Amazônia", avalia Orlanda.

*Vladiana Alves

25 de agosto de 2010

CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUISTAS

No próximo domingo 29 de agosto, na Catedral Santa Maria Mãe de Deus, acontece o grande 2º Congresso Diocesano de Catequistas, o encontro tem início as 8 da manhã e se estende por todo o domingo. O Congresso dos Catequistas com base no primeiro, costuma trazer para a catedral, praticamente todos os catequistas da Diocese.
O Congresso tem ainda suas particularidades, por ser um encontro cheio de criatividade e dinâmicas, tambem pudera, para catequistas que são cheios de ideias e práticas o encontro tem que ser muito atrativo.
Para o grande encontro já existe presenças confirmadas como: Dom Carlos e Pe Gabriel, que darão palestras voltadas especialmente para a Eucaristia e Missão. O intuito tambem nos encontros que acontecem em toda Diocese, é de preparar a todos para o grande Congresso Eucarístico que acontecerá no mês de novembro dias 20 e 21.

16 de agosto de 2010

Pe Joãozinho faz show em Castanhal.


Depois do grande sucesso de Rosa de Saron, a Diocese de castanhal traz mais um grande nome da música católica, Pe Joãozinho, o show em Castanhal acontece dia 15 de outubro durante os festejos da Semana Nazarena. A arrecadação do evento será totalmente voltada para a conclusão das obras da catedral.

O evento está sendo trabalhado junto ao Setor Juventude da Diocese que está organizando toda a programação, nesta data, também é a grande Noite da Juventude, e como já de tradição será casa cheia.

Os ingressos estarão brevemente a venda, em todas as paróquias e nos grupos de jovens da diocese, só lembrando que apesar de ser a noite da Juventude, o intuito deles é de atingir a todos, já que o Show do Pe Joãozinho é muito rico e de belas mensagens a cerca do Evangelho.

Maiores informações nos fones: (91) 3711 3370 / 8883 9717. e-mail: diocesedecastanhal@hotmail.com

14 de agosto de 2010

Encontro de Secratários no Cenóbio

A Diocese de castanhal, neste sábado 14 de agosto, está reunida com todos os secretários das paróquias que fazem parte da diocese. No encontro são tratados assuntos administrativos do interesse de todos aqueles que fazem parte da coordenação da paróquia, comunidade etc.
Os palestrantes do encontro foram: Pedro Coelho (empresário e membro do Conselho Diocesano), Carlan (Gerente do Banco Real) e Rivânia (SEFA), todos eles pessoas bem engajadas e comprometidas com a formação dos membros que auxiliam nas administrações paroquiais e comunitárias.
O encontro tem duração de dois dias, sábado e domingo, e o principal objetivo é formar os participantes, ou como diz Dom Carlos, afinar, para que toda Diocese esteja sempre em comunhão.

7 de agosto de 2010