Páginas

28 de agosto de 2010

Reunião do Conselho Regional de Pastoral da CNBB.

O Conselho esteve reunido na sede na sede da CNBB Norte 2, em Belém, desde o dia 25 para refletir sobre o tema: "Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no Mundo". A assessoria é feita pelo bispo referencial da Comissão de Animação Bíblica Catequética do Regional Sul II Dom José Antônio Peruzzo.

A programação que começou, no último dia 25, com avaliação dos trabalhos do regional no primeiro semestre e apresentação do tema proposto para reflexão contextualizado à realidade amazônica. Pela tarde as pastorais e organismos apresentaram projetos e ações que estão desenvolvendo.

O Conselho Regional é formado pelos bispos, secretariado executivo e coordenadores de pastorais, organismos e serviços das dioceses e prelazias do Regional Norte 2 (Pará e Amapá). O principal objetivo é articular e gerenciar a ação pastoral em nível regional.

O bispo de Cametá e presidente do Regional Norte 2, Dom Jesus Berdonces Cizaurre, explica que esse é o único evento anual onde todas as dioceses e prelazias estão reunidas para refletir sobre várias temáticas e avaliar sua caminhada pastoral. "Em geral tratamos de temas que vêm da CNBB Nacional e refletimos levando em conta nossa realidade local. Queremos que esses temas sejam refletidos em todas as dioceses e paróquias. O tema que tratamos fala sobre os servidores da Palavra, pois é muito importante para nossas comunidades e já deu para entender quais as carências que temos a respeito da Palavra: às vezes liturgicamente salientamos muito a Palavra, mas depois a lemos pouco e muito menos ainda em comunidade. O Conselho vem mostrar a importância de mudarmos isso e levar a Palavra a todas as bases".

Para a secretária executiva do Regional Norte 2, Orlanda Rodrigues, a reunião do Conselho é um momento muito significativo. "Temos aqui todo o Regional reunido, é oportunidade para troca de experiências, de comunhão, fraternidade e reflexão sobre a Palavra de Deus em nossa caminhada pastoral. Devemos aqui assumir em conjunto a missão de ser discípulos e missionários e encontrar caminhos novos para essa evangelização na Amazônia", avalia Orlanda.

*Vladiana Alves

Nenhum comentário: