Páginas

10 de março de 2011

Quaresma

Nesta quarta feira 09 de março, Dom Carlos celebrou missa de distribuição das cinzas que abre o período Quaresmal e da Campanha da Fraternidade na Diocese de Castanhal. Na Catedral foram celebradas três missas como na liturgia dos domingos, as 7, 9 e 19hs.
A celebração de cinzas tem sentido especial por apresentar um momento de reconciliação do homem com Deus, o gesto de receber cinzas demonstra o arrependimento manifestado por aquele que se coloca diante do altar com propósitos de uma mudança de vida verdadeira, o período quaresmal é o tempo em que a liturgia da Igreja é voltada para a reflexão do amor de Deus para com a humanidade, isto se dá durante celebrações em que os sacerdotes refletem nas homilias o grande mistério do amor de Deus, a entrega do Seu Filho na cruz por todos. A Campanha da Fraternidade vem para somar este tempo de busca e aproximação de Deus, a cada ano com uma proposta baseada na necessidade e na realidade com objetivo de conscientizar todos a uma reflexão maior a cerca da vida. Este ano a CF 2011 está voltada para a preservação do planeta, trazendo o tema Fraternidade e Vida no Planeta, enriquecido com reflexões e questionamentos para fazer a sociedade de modo geral, rever suas atitudes com o meio ambiente. Dom Carlos em sua homilia falou da importância da quaresma, colocando em destaque a importância de cuidar do planeta, conscientizando as pessoas a serem mais ecológicas, lembrando de tempos antes quando a vida era mais simples, sem tanto lixo, reforçou ele, onde as pessoas faziam compras com sacolas próprias e retornáveis e não existia o desperdício exagerado de plásticos, do consumo consciente de energia e da água que tantas vezes se perde nas casas.
As celebrações foram bem participadas, no entanto, durante este período é tempo propício para a basca da confissão e uma participação mais assídua na celebração da missa e tempo claro, de cuidar melhor do planeta.

Nenhum comentário: