Páginas

11 de setembro de 2011

ROMARIA DE CASTANHAL 2011

Na quinta-feira dia 1º de Setembro, às 19:30h, Dom Carlos celebrou na Catedral Santa Maria Mãe de Deus em Castanhal a abertura do período de festejos pela Romaria 2011 , que começam com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que visitará os lares, empresas e repartições públicas da cidade.
A Romaria teve seu início há 13 anos, quando o Padre Sebastião Fialho era pároco do distrito de Apeú, local para onde se dirige a romaria de Nossa Senhora de Nazaré em Castanhal.
Em todas as suas edições, a Romaria leva um grande número de fiéis pelas ruas da cidade, cerca de 250 mil pessoas, o que a torna a 2ª maior do Estado, ficando atrás somente do Círio realizado em Belém, capital do Estado.
A Romaria é demonstração de fé, amor, esperança, e acontece sempre no terceiro domingo de Outubro, e neste ano será dia 16.  Inicia-se às 6 h da manhã,  saindo da praça da Igreja Matriz de São José em direção a Catedral Santa Maria Mãe de Deus, onde é celebrada a Santa Missa às 7 h. Após a missa a romaria segue em direção ao Distrito de Apéu, onde por volta de 11 h chega ao santuário construído especialmente para a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. 
SERVIÇOS:
A programação maior da Romaria se dá a partir do dia 10 de outubro, semana que antecede a grande Romaria, e é marcada pelas celebrações de missas na Catedral às 19 horas durante toda a semana.
Em cada noite as missas terão temas especiais e serão celebradas para representações de vários segmentos, como: militares, famílias, educadores, comerciários e funcionários públicos,  taxistas e moto-taxistas, motoristas e cobradores de ônibus e vans, e  juventude.
A “Semana Nazarena”, momento cultural que acontece após a Romaria, também será especial e contará com shows de cantores de Castanhal e de outras cidades.  Também em todas as noites da Semana Nazarena, no restaurante que funciona no térreo da Catedral acontecerão  jantares, com o intuito de angariar recursos que serão destinados a quitação de dívidas que ficaram após a dedicação da Catedral realizada no mês de Fevereiro deste ano. 

Nenhum comentário: