Páginas

7 de maio de 2012

Concílio Vaticano II, um marco na história da Igreja




Em comemoração ao cinqüentenário do Concílio Vaticano II a Diocese de Castanhal, realizou um estudo, no fim de semana 4,5 e 6 de maio, sobre este concílio ecumênico que iniciou em 11 de outubro de 1962 e terminou em 08 de dezembro de 1965. O encontro busca mostrar a igreja de hoje, diáconos, religiosos e leigos, o que foi o concílio e que mudanças provocou na Igreja.O encontro contou com a participação de vários leigos de várias paróquias da diocese, em especial as de fora de Castanhal. Palestraram Pe Napoleão, Pe Davide e Mons. Gabriel.
No sábado pela manhã, Pe Napoleão fez uma introdução falando do período pré-concílio, o contexto histórico da sociedade mundial na primeira metade do século XX. Foi apresentado o filme de Paulo VI, Papa que deu continuidade ao concílio após a morte de João XXIII. Pela tarde, Pe Davide falou do concílio: documentos, participantes, períodos, etc. Fez um apanhado geral sobre o concílio dando ênfase nas mensagens de abertura e de conclusão. No domingo, Mons. Gabriel concluiu falando do pós-concílio, todas as mudanças tanto na Igreja quanto no mundo inteiro.
O Concílio Vaticano II é um marco na história da Igreja. Convocado pelo Papa João XXIII teve como objetivo discutir a ação da Igreja Católica frente às mudanças que vinha acontecendo no mundo, propondo uma renovação da Igreja e dos serviços pastorais.
Durante esta semana, de 07 a 11 de maio, ainda acontecerão encontros do Concílio Vaticano II no auditório da Catedral, sempre durante a noite às 19h30, as inscrições podem ser feitas nas paróquias e na Cúria ou na hora do encontro.

Nenhum comentário: