Páginas

14 de agosto de 2012

Visita Pastoral se encerra na paróquia de São José


Encontro do Bispo Carlos, com catequistas e missionários
Matriz de São José, a paróquia mais antiga de Castanhal, celebrou no domingo, 12, o encerramento da visita pastoral de Dom Carlos verzeletti as suas comunidades.  A paróquia localiza-se no centro da cidade e abrange uma realidade bem diversa: possuindo em seu território, a principal área comercial de Castanhal, grande parte da área nobre da cidade como também alguns setores mais carentes, bairros onde a comunidade se depara com situações de descaso e convive com esgotos a céu aberto. Recentemente a paróquia sofreu um desmembramento para dar vida a uma nova paróquia, do Bem Aventurado João Paulo II. Hoje a paróquia de São José têm em sua área, comunidades no Centro, Ianetama, Santa Catarina e Jardim Modelo, num total de 12.215 habitantes, dos quais 67% são católicos. Possui ainda 113 missionários que se dedicam na evangelização de toda a paróquia.
Dom Carlos visitou empresas, escolas, repartições públicas, postos de saúde, hospitais e outras realidades da paróquia. Aonde chegava, o bispo levava a presença da Igreja no meio do povo, mostrando que Deus está não só na igreja, mas onde quer que seus filhos estejam, em sua conversa com os que encontrava sempre encorajava ao serviço à Igreja e ao próximo. Para a equipe da TV Mãe de Deus o bispo se mostrou feliz da experiência que viveu nestes dias de visita as comunidades da paróquia de São José.
Uma das principais recomendações de Dom Carlos é para que a comunidade não deixe esfriar o ardor missionário adquirido pela visita pastoral, e que se ponha em prática, de modo especial a visitação e o acompanhamento aos setores criados para melhor atender aos paroquianos de São José.
Dom Carlos em conversa com catequistas e missionários
No domingo passado, mesmo dia que se encerrou a visita na paróquia, Dom Carlos esteve reunido com catequistas e missionários, no encontro mencionou a necessidade de ambos para a continuidade da igreja, na conversa D. Carlos pediu que se convide principalmente casais para assumir a catequese na paróquia. Socorro Andrade, que estava no encontro dos catequistas e missionários, lamentou de existir poucas atividades para casais durante a semana, e que na missa vê muitas famílias que participam, mas que não se comprometem com as pastorais da Igreja, por isso, sugeriu de se buscar casais principalmente nas celebrações. Patrick, jovem e também catequista, criticou o sistema de ensino transmitido pelas escolas no Ensino religioso, já que professores dessa área não conhecem nada de religião e acabam divergindo principalmente em religiões tão tradicionais como a fé católica. Leonilda, Auxiliar administrativa de uma escola, completou dizendo que sente falta de algumas tradições escolares, principalmente da oração no início da aula e até mesmo de cantar o hino nacional, completou.
A visita pastoral segue pela diocese de Castanhal e ainda esta semana, sexta-feira dia 17, D. Carlos iniciará a visita na paróquia de Cristo Rei no bairro do Milagre que também abrange um vasto território da cidade e tem como pároco padre Diego.

Nenhum comentário: