Páginas

27 de março de 2013

Domingo de Ramos é celebrado pela juventude

Envio dos jovens na Praça da Bíblia
 O domingo de Ramos da Juventude que se reuniu na Catedral foi com certeza marcante. A tarde do encontro do Bispo Dom Carlos com os jovens crismandos, dos grupos de jovens e da Igreja como um todo, foi temperada com diálogo, catequese, Campanha da Fraternidade, JMJ e um pouco mais.


Na juventude a Igreja vê missionários que podem e devem levar a Palavra a outros jovens, mas não é apenas missão de transmitir a Palavra, mas transmiti-la com alegria. O bispo falou muito sobre isso, já que o encontro teve como tema a Carta escrita pelo Papa Bento XVI (agora emérito) para a Jornada Mundial da Juventude. O tema da carta é: “alegrai-vos sempre no Senhor”, e realmente a alegria esteve presente no encontro.


Em sua breve homilia, durante a celebração inicial, Dom Carlos falou da tentação em que podemos cair: "Jovens, o medo de sair de nós mesmo, o medo de ir ao encontro dos outros, nos impede de encontrar Jesus e nos impede de ajudar as pessoas ao encontrá-lo. Imagino vocês, jovens, passarem visitando as casas, a conversar da vossa fé com os outros, quantas pessoas se sentem felizes!", e continuou, "Se não tentam descobrir onde Ele está vivo hoje, sobretudo nos mais pequenos, nos pobres, dificilmente depois vocês terão algo para anunciar aos outros. É preciso encontrá-lo para depois anunciá-lo, é preciso experimentar que Ele age em nós, para depois deixar que através de nós Ele se manifeste aos outros”.


A celebração ainda foi marcada por testemunhos, uma encenação comovente e encerrou-se numa bonita adoração na Praça da Bíblia, tendo como centro o Jesus Eucarístico e o Cristo Redentor da praça. Após a benção, os jovens foram enviados, com mais ânimo ainda pra caminhar e anunciar a Boa-Nova a todos.

Veja mais no Jornal Com deste mês

 Texto: Paulo Correa 
Imagem: Erivan Freitas

Nenhum comentário: