Páginas

10 de junho de 2013

A Caridade faz aniversário

A casa de acolhida Madre Teresa de Calcutá, que acolhe no período da noite os que não possuem moradia, está completando um ano na próxima segunda-feira, 10 de junho, e para comemorar este ano de desafios e persistência na caridade, será celebrada uma missa de ação de graças pelo bispo Dom Carlos.
A missa será para a comunidade, mas principalmente em intenção pelos voluntários e internos, e acontecerá na Igreja de Nossa Senhora do Socorro, às 18:00 horas, na Avenida Altamira, onde funciona a casa de acolhida.
“Foi um ano difícil, mas com a alegria de poder acolher as pessoas que não possuem moradia. Difícil, sobretudo, pela falta de fidelidade de alguns voluntários, pois no começo, a casa era aberta das 4 da tarde até as 8 da manhã do outro dia. Com a diminuição dos voluntários, passamos a abrir das 7 da noite até 8 da manhã”, disso Mássimo, coordenador da mesa da caridade, e continuou: “o peso cai mais sobre alguns, mas eles seguem firmes, recebendo e distribuindo as doações que vem da população e de algumas empresas da iniciativa privada, que ajudam a manter esse projeto da mesa da caridade”.
Mássimo ainda falou de outras dificuldades, como a necessidade de mais apoio do poder público, “nós solicitamos um guarda, para ajudar na segurança, mas até agora não tivemos retorno”. Frisou que é graças ao voluntariado que a casa continua, com o apoio do CREAS (Centro de referência especial da Assistência Social), que disponibiliza uma vez por semana uma psiquiatra e uma assistente social (antes essa visita era duas vezes por semana) e do posto de saúde que periodicamente envia profissionais para fazer check-ups nos internos.


Para que a casa de acolhida continua, é necessário mais voluntários, para que esse serviço possa se expandir e atender mais pessoas. O contato da mesa da caridade com famílias carentes, por exemplo, só é possível pela ponte que há entre os voluntários e suas comunidades. Assim, esse serviço continuará ainda levando a muitos a caridade, presente de Deus para todos e necessário em nossos tempos de injustiça social.


Paulo Correa

Nenhum comentário: