Páginas

14 de junho de 2013

Cenóbio reúne três formações neste fim de semana

O semestre está acabando, e na Diocese de Castanhal as pastorais e serviços estão realizando suas formações e avaliações semestrais, em sua grande maioria, no Cenóbio da Transfiguração.

Neste fim de semana, estarão reunidas no Cenóbio os catequistas de adultos, a pastoral familiar e os jovens do encontro vocacional específico.

A pastoral da catequese já reuniu os catequistas de crianças, e desta vez, com os catequistas de adultos, deve mais uma vez encaminhar os trabalhos, avaliar e fazer um momento de espiritualidade. Os catequistas, comunicadores da fé, precisam sempre estar sintonizados e aprofundar-se cada vez mais no evangelho.

Já a coordenação da pastoral familiar deve ter entre seus focos na formação, a reflexão a partir das pistas dadas na última conferência de Aparecida, com a “paróquia: comunidade de comunidades”. Estas células, ou comunidade de comunidades, na verdade serão motivo de reflexão para toda a Igreja do Brasil, com o objetivo de re-dinamizar e evitar uma Igreja “centralizada e burocrática”, à exemplo do próprio Papa Francisco, que alerta contra esse perigo em todas as instâncias da Igreja Católica.

Para refletir sua vocação e discernir qual o chamado divino pessoal, a pastoral vocacional estará reunindo os jovens do encontro vocacional específico. Sob a luz do evangelho, catequeses, reflexões e partilhas, a pastoral busca auxiliar na descoberta da vocação dos que participam, o que no caso dos jovens do vocacional específico, já trata de um estágio mais sério, isto é, mais profundo.

Neste fim de semana, também estará reunido o conselho diocesano de pastoral (CDP) para discutir os rumos, as prioridades da Diocese de Castanhal para o segundo semestre, além de avaliar os passos dados nestes primeiros seis meses de 2013, ano da Fé, da juventude e da Igreja comunidade de comunidades. Na reunião do CDP estarão reunidos com o Bispo coordenadores diocesanos e paroquiais.


É a Diocese de Castanhal buscando ser cada vez mais “Pela fé, como Jesus”.

texto - Paulo Correa

Nenhum comentário: