Páginas

22 de outubro de 2013

Romaria 2013


A Romaria é exercício de comunhão
Romaria 2013, mais de 300 mil pessoas numa só fé
A Romaria, já está em sua 15ª edição e não deixa de ser nova, de se renovar e de renovar uma devoção que se confunde com a história de Castanhal. No domingo 20, a saída da Matriz de São José, na alegria dos cantos que animavam para a empreitada dos mais de 6 km de caminhada até o Santuário no Apeú. A missa na Catedral que antecedeu a retomada da Romaria foi presidida por Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém, num encontro entre “mãe e filha”, como disse Dom Carlos a respeito do encontro dos dois bispos das duas Dioceses.

Na homilia, o exemplo de Maria, sempre lembrado e motivo de inspiração para toda a Igreja, este Ano, principalmente destacando o “Ide”, na missão que todo cristão deve tomar, assumir e realmente viver diariamente. Mais uma vez, lotou as ruas da frente da Catedral e a Avenida Barão do Rio Branco, durante e depois da celebração.
Este ano uma novidade foi a transmissão via rádio da programação desde sábado e da Romaria, no domingo, facilitando a reprodução através de vários carros de voluntários que estavam sintonizados na mesma estação durante todo o percurso. As pessoas também estavam sintonizadas numa só estação, numa só voz que cantava, louvava e rezava; na voz dos filhos que pediam bênçãos e agradeciam por graças alcançadas.
A Romaria 2013, como todas as outras, não pode ser resumida em um artigo – no coração de cada um que viveu, que acompanhou, ela tem um significado único, sem deixar de ser universal, a Romaria é encontro. Encontro que não se finda naquele dia, naquele lugar e naquele momento; a Romaria antes, é um encontro que impulsiona a querer mais, a desejar encontrar mais corações e partilhar da fé, e conquistar para Jesus.

Por Paulo Corrêa

Nenhum comentário: