Páginas

13 de janeiro de 2014

Francisco anuncia novos Cardeais - Pontificado tem como normativa a "surpresa"

Foto: Vatican Insider

A Igreja Católica receberá oficialmente no dia 20 de fevereiro mais 19 Cardeais, conforme anunciou ontem o Papa Francisco. Entre eles está o Arcebispo do Rio de Janeiro, antes Arcebispo de Belém, Dom Orani Tempesta. O Papa não havia dado nem um aviso sobre a nomeação de ontem dos novos cardeais, que ainda serão "empossados".

Através de uma carta escrita à punho, o Papa saudou os novos cardeais, numa mensagem - como de costume - sintética e profunda. "O cardeal - disse o Papa - não significa uma promoção, nem honra , nem a decoração , é simplesmente um serviço que exige ampliar o olhar e ampliar o coração".

A nomeação de Dom Orani já era esperada desde a Jornada Mundial da Juventude, mas foi divulgada só ontem. Entre os 19 cardeais anunciados, 16 tem menos de 80 anos, isto é, poderão votar caso haja um Conclave.

Alem do brasileiro, ou papa Francisco escolheu Cardeais por Itália, Alemanha, Grã-Bretanha, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Santa Lúcia e espanha.

Nenhum comentário: