Páginas

8 de janeiro de 2014

Novo Bispo Auxiliar em Belém

Foi anunciado esta manhã por Dom Alberto Taveira a nomeção - vinda do Papa Francisco, do novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Irineu Roman, que até então era pároco na Paróquia de Santa Edwiges.
Irineu Roman nasceu em Vista Alegre do Prata/RS, em 1958 e celebrou seus votos perpétuos em 1988 pela ordem de São José – Josefinos de Murialdo e foi ordenado presbítero em 1990 em sua cidade natal. Em 1999 chegou à paróquia de Santa Edwiges, em Belém.
Ainda pela manhã saiu uma nota do Secretário Geral da CNBB dom Leonardo Steiner, que segue na íntegra:

Brasília, 08 de janeiro de 2014
SG. Nº 0007/14


Saudação ao novo Bispo Auxiliar de Belém (PA)


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB recebe com alegria a notícia de que, na manhã desta quarta-feira, 08 de janeiro, o Papa Francisco nomeou o Reverendo Padre Irineu Roman, CSJ como Bispo Auxiliar de Belém (PA).

Padre Irineu é gaúcho e membro da Congregação de São José, onde colaborou de forma especial no acompanhamento de jovens, na formação de seminaristas, tendo sido vice-diretor, ecônomo e diretor da Comunidade Religiosa dos Josefinos de Murialdo. Na Arquidiocese de Belém, exerceu as funções de pároco da Paróquia Santa Edwiges, de membro do Conselho Presbiteral e vigário episcopal da região São João Batista.

“Embora essa missão exija de nós uma entrega generosa, seria um erro considerá-la como uma heroica tarefa pessoal, dado que ela é, primariamente e acima de tudo o que podemos sondar e compreender, obra de Deus”. (Papa Francisco, EG 12)

Saudamos Padre Irineu Roman e o acolhemos carinhosamente como novo membro da CNBB, desejando que seu trabalho seja coroado de muitas bênçãos. Que o Senhor lhe conceda saúde, paz e fidelidade no episcopado.

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB


Nenhum comentário: