Páginas

6 de março de 2014

Retiros de Carnaval


Animação no retiro da Catedral

O silêncio do sítio no feriado de carnaval foi interrompido. Encobrindo o canto comum de pássaros, o canto alegre de moças e rapazes: foi assim que encontramos um dos muitos retiros de Carnaval que acontecem na Diocese.


Alegria, oração, louvor... Tantas palavras para descrever estes encontros que evangelizam e enviam jovens, adolescentes e adultos para a missão. Estes retiros são propícios ao encontro com os irmãos e com Cristo, na eucaristia, na natureza e no outro.


Na escola também se encontraram famílias para o retiro da RCC de Castanhal. A toda hora chegava mais gente, que era acolhida por uma equipe animada, enquanto Alvino, coordenador diocesano da RCC falava da importância da unidade. 


Reflexão - Jovens de Maracanã
Enquanto muitos também festejavam fora, nos carnavais por aí, os jovens de Maracanã, reunidos no Cenóbio, viviam o momento de oração no deserto, refletindo sobre a vida e a vontade de Deus para cada um, na vocação e na vida da comunidade. Os depoimentos ajudam a entender o clima e os desafios desde antes da chegada para o retiro.




Retiro da RCC em Castanhal
Os retiros de carnaval promovidos por paróquias e grupos, como o setor juventude, a catequese e a RCC, são ricas experiências para os participantes, ajudando a entrar no período quaresmal com propósitos mais esclarecidos e fortalecendo a fé, que se vive na oração e no serviço. Jovens, adolescente e famílias inteiras aproveitam estes dias para aprofundar a fé e fortalecer laços comunitários. É claro que todas estas coisas boas não encerram na missa de despedida dos retiros. Estes momentos são de recolhimento para o envio mais consciente da missão que cada batizado tem: anunciar a Jesus como Senhor.

Paulo Correa

Nenhum comentário: