Páginas

3 de abril de 2014

Youcat, e o...?


Alguns presentes merecem ser guardados com todo cuidado, num lugar de destaque em casa, ou mesmo num lugar particular, onde seu dono contempla o objeto e lembra o significado daquilo. Quem não tem um presente destes, particular e sentimental, que admira e até mesmo tem ciúmes? Mas esta regra não vale para todos os presentes – outros devem ser usados, devem estar o máximo possível com a gente, pois é usando que ele faz sentido. Imagine ganhar um conjunto de panelas e guardar numa estante sem nunca usar para cozinhar, sendo estas então abrigo de aranhas. Claro, isso não é tão incomum assim, no entanto, sentido também não faz.

Assim, um presente dado aos jovens da Diocese de Castanhal, não deveria de maneira nenhuma ficar guardado no fundo da gaveta: o Youcat. Logo que os jovens peregrinos, e posteriormente demais jovens das paróquias, receberam o catecismo jovem, era comum vê-los indo para os encontros, ou mesmo no ônibus, com o livrinho amarelo nas mãos. Nas redes sociais, quantas postagens! Quanto coisa bonita sendo compartilhada. Mas infelizmente, ao que parece, o presente anda meio apagado, meio guardado demais para alguns jovens. Ora, o catecismo jovem tem como proposta principal atualizar, através de uma linguagem mais simples e direta, o ensino da Igreja sobre fé e comunidade, e também moral. O que se constata, no entanto, é uma vasta confusão sobre muitas coisas, ainda. Não que o Youcat vá esgotar todas as questões, mas um número considerável de temas é tratado no catecismo jovem, que contém nada menos que 527 tópicos de perguntas e respostas.

Possivelmente o uso do Youcat será suscitado pela próxima caminhada da juventude, que retorna neste ano pós-JMJ, mas que bom que não apenas por isso ele seja tirado da estante. Desde já, deveriam os jovens que o deixaram “meio de lado” retomarem as leituras, conversar em seus grupos sobre o catecismo, enriquecendo seu conhecimento e principalmente a sua vivência da fé, que quanto mais consciente, mais confiante, mais ilumina a família, a comunidade, o mundo.

Então, o que estamos esperando? O amarelo-sol do Youcat não supera a Palavra de Deus, mas é uma ferramenta importante para que caminhemos com passos mais firmes rumo à salvação. Que este sol volte a iluminar a vida de quantos jovens estão na sombra da desconfiança no amor divino.
O primeiro encontro dos peregrinos da Diocese para a JMJ (foto:Erasmo de Abreu)


Paulo Correa

Nenhum comentário: