Páginas

23 de junho de 2012

Conselho Diocesano de Pastoral se reúne na Catedral


Conselheiros reunidos no Auditório da Catedral

O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), realizado na manhã do sábado 23 de junho no Auditório Enricheta Onorante da Catedral Santa Maria Mãe de Deus, contou com a participação de 58 membros, que estiveram presentes para apresentar seus trabalhos e discutir assuntos presentes da diocese.

O Conselho Diocesano de Pastoral é um órgão da diocese que é composto de um coordenador diocesano de cada grupo, pastoral, movimento e paróquia, para opinar, decidir ou vetar decisões importantes dentro do contexto pastoral diocesano. O CDP é também uma das reuniões mais importantes, juntamente do Conselho Presbiteral e o Administrativo.

Dentre os assuntos tratados na manhã, estava a iniciação cristã, tema que Dom Carlos dispôs em um anexo de sua Carta Pastoral deste ano, a preocupação principal é se de fato o que se pede neste anexo está sendo aplicado nas pastorais e catequeses, especialmente porque o que o livro contem é um dos assuntos abordado pelas 5 urgências propostas pela CNBB na evangelização, urgências que foram citadas uma a uma na manha do sábado.

Irmã Inês que voltou de uma formação recentemente de São Paulo, cobrou dos coordenadores o empenho que falta por cada pastoral e grupo para a evangelização na diocese, e Lamentou pelo fato de tantos não se aplicarem, levando a sério, como deveriam, na evangelização.

O Diácono José Charles, novo coordenador do Setor Juventude, foi apresentado oficialmente neste encontro às demais lideranças presentes.

O Ano da Fé, outro assunto tratado no CDP, ficou certo que terá abertura oficial na Diocese no mês de outubro, e a estrutura será parecida com a mesma oferecida para o congresso Eucarístico no ano de 2010. Estuda-se agora um tema-título para caracterizar o encontro. No conselho diocesano algumas sugestões já foram dadas, agora todas serão analisadas para que sejam adotadas ou não.

No encontro foram distribuídos documentos para os representantes como; Carta do Bispo em relação ao caso do padre Marcelo, comunicado da Lectio Divina e orientação para as eleições 2012. A próxima reunião do CDP está marcada para o dia 10 de novembro, quando os coordenadores já trarão suas respectivas agendas do ano de 2013.

Nenhum comentário: