Páginas

6 de junho de 2012

Capanema realiza uma das mais belas festas de Corpus Christ da Diocese de Castanhal



Foto de Matriz de Capanema - fonte: portal capanema


Nesta quinta feira, 07 de junho, dia de Corpus Christi, festa do Corpo e Sangue de Cristo, a Diocese de Castanhal se prepara para a grande solenidade, especialmente em Capanema, onde acontece uma das maiores festas de Corpus Christi na região do Salgado.

A celebração iniciou na Bélgica, no século XIII, quando uma irmã agostiniana teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe o desejo de uma festa própria à Eucaristia. Em 1269, o Papa Urbano VI estendeu a festa a toda a Igreja e São Tomás de Aquino preparou a liturgia até hoje usada na Igreja. A procissão com a hóstia consagrada data de 1274 e lembra o caminho do povo de Deus em busca da terra prometida que é alimentado pelo Maná e hoje é alimentado pelo Corpo e Sangue de Cristo. No Brasil a festa foi incluída no calendário somente em 1961 e a tradição dos tapetes surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores.

A Festa de Corpus Christi em Capanema começa bem antes do dia da celebração, pois toda a comunidade se mobiliza para confeccionar os tapetes de serragem que já se tornaram atração turística pela sua beleza e a integração da cidade na festa. Na noite que antecede a celebração, a cidade não dorme enquanto cria a beleza de cada tapete que enfeitará e encantará as pessoas na festa do dia seguinte.

Quem organiza toda a festa é a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cujo pároco é Frei Rodrigo, que se encontra em viagem para a terra santa. A organização no momento está por conta do Frei Francesco e o diácono Afonso, os quais mobilizam a comunidade, para que, igual aos outros anos, continue atraindo a atenção de todo estado para a cidade de Capanema na festa de Corpus Christi.

Em Castanhal, a celebração também acontecerá nas paróquias com missas geralmente as 7 horas da manhã, seguida de procissão no território paroquial.

Nenhum comentário: