Páginas

15 de setembro de 2012

Carta de Dom Carlos para a Romaria 2012



________________________________________
Queridos irmãos e irmãs!

Nossa XIV Romaria em honra a Nossa Senhora de Nazaré, Mãe de Deus, Padroeira de nossa Diocese que está se aproximando, é motivo de grande alegria, momento de graça que deve ser preparado com um intenso trabalho de evangelização e de missão. Meditando com a ajuda deste livrinho o tema escolhido para este ano, “Maria, ajuda-nos a viver como Jesus”, queremos fazer deste tempo uma oportunidade para que cada um de nós, nossas famílias, nossas comunidades e paróquias, aprendamos de Maria a ser e a viver como Jesus.
Na Assembleia Diocesana, realizada no ano passado, assumimos para os próximos  anos, as cinco urgências pastorais, priorizando a iniciação à vida cristã. Conscientes que a meta da iniciação cristã é fazer de uma pessoa um cristão, um discípulo de Cristo, isto é, alguém que tenha as marcas dEle, o estilo dEle, o pensamento dEle, concentramos nas duas simples e revolucionárias palavras “Como Jesus”, o objetivo e o propósito que cada um de nós e toda a nossa Diocese devemos assumir.
Só é possível uma verdadeira iniciação à vida cristã quando me coloco em atitude de escuta dócil e disponível da Palavra do Senhor.  A atitude primeira para se tornar um discípulo é escutar o Mestre, pois, é neste “escutar” que me encontro com Ele, e nesse encontro a sua Palavra realiza em mim aquilo que diz, transformando progressivamente a minha vida à imagem da Sua.
A iniciação à vida cristã é iniciação à vida de fé, dom de Deus, que não chega até nós como uma mágica, mas através da Igreja, isto é, de irmãos e irmãs, que por sua vez a receberam de outros que são Igreja e que, em nome dela, a partilharam aos outros. Maria, “aquela que acreditou”(Lc 1,45) é modelo de quem tem fé. Ter fé significa doar-se total e somente ao Senhor, fazer o que ela fez: “faça-se em mim, segundo a tua Palavra” (Lc 1,38).
Com a Romaria deste ano nos preparamos também para celebrar o Ano da fé proclamado pelo Papa Bento XVI com a finalidade de comemorarmos os cinquenta anos do Concílio Vaticano II, e os vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.  O Ano da fé - escreve o Papa - “será uma ocasião propícia para introduzir toda Igreja num tempo de particular reflexão e redescoberta da fé, pois crer em Jesus Cristo é o caminho para poder chegar definitivamente à salvação.”
A Palavra, quando acolhida, gera a fé e essa nos torna como Jesus. Maria foi mãe e educadora de Jesus e, ao mesmo tempo, fiel discípula dEle. Jesus aprendeu dela e ela dEle.  Ele como ela e ela toda como Ele. E se nós formos como ela, seremos inteiramente como Ele.
Na Romaria deste ano estará conosco o novo Núncio Apostólico, representante do Papa no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello que presidirá a solene missa campal e, de noite, na celebração eucarística inaugurará na Catedral: o batistério, a cátedra, o candelabro do círio pascal e o ambão que é o lugar de onde a Palavra é proclamada e dirigida a cada um de nós. Nele estão esculpidas as três Marias que admiradas, espantadas, encantadas por ter encontrado o Senhor Ressuscitado no amanhecer da Páscoa correm para anunciar a todos que “Ele está vivo”.
Na Semana Nazarena teremos também conosco a presença de sua Eminência o Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo que, na ocasião, inaugurará a nova Casa de Acolhida da Comunidade Terapêutica da SS Trindade.
Nesta festa da fé, no dia 26 de outubro, teremos a alegria de acolher a Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude, ao redor da qual se reunirão todos os jovens de nossa Diocese, no grande momento do Bote Fé. Vibremos com nossos jovens unindo-nos a eles neste evento e apoiando-os para que se preparem e participem com entusiasmo e responsabilidade da grande Jornada Mundial da Juventude.
Invocando sobre todos as bênçãos de Deus, desejo-lhes uma Santa Romaria. Que a Mãe de Deus, Nossa Senhora de Nazaré, nos anime e nos faça crescer na vida cristã, suscitando em nós um profundo e autêntico desejo de sermos como Jesus, assim como ela foi.

           Dom Carlos Verzeletti
Bispo Diocesano de Castanhal do Pará

Castanhal, 22 de agosto de 2012
Festa de Nossa Senhora Rainha

Nenhum comentário: