Páginas

8 de outubro de 2012

A Cruz da JMJ que está a Caminho da Diocese de Castanhal, já chegou em Santarém


Eram 03h30 da madrugada da última quarta-feira dia 03, quando a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, aportaram em Santarém. Eles chegaram da cidade de Óbidos/PA, no navio “Príncipe de Óbidos” que reservou e ornamentou parte de suas dependências para acolhê-los.
Os símbolos foram conduzidos por uma comitiva de 13 pessoas entre jovens, membros da Pastoral da Comunicação e da TV Encontro canal 26, o administrador diocesano, Padre Luis Pinto e o assessor do Setor Juventude da Diocese de Santarém, Padre Ademar Ribeiro. A comitiva foi até Óbidos receber os símbolos que já haviam passado em Juruti e Oriximiná, cidades daquela Diocese, durante quatro dias. Santarém foi a segunda diocese do Pará a receber os símbolos da JMJ.
Às 07h, centenas de jovens e demais membros de comunidades, movimentos eclesiais, escolas, além de padres e religiosas aguardavam os símbolos no Terminal Turístico Hidroviário da cidade. Às 07h30 a Cruz Peregrina e o ícone chegaram ao Terminal, trazidos do navio pela lancha da Marinha. A recepção foi marcada pela alegria, emoção e pelo grito que marca o evento: “Bote Fé” Santarém!
O administrador diocesano, Padre Luis Pinto concedeu a primeira bênção dos símbolos ao povo presente no Terminal. Em seguida, a Orquestra jovem do Instituto Maestro Wilson Fonseca tocou os Hinos: Nacional, de Santarém e de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese.
Logo após, a  multidão conduziu os símbolos em carreata até o espaço “Pérola do Tapajós”- no parque da cidade, onde a programação continuou. Aproximadamente 700 jovens dos sete municípios que abrangem a diocese participam das atividades que incluem palestras, apresentações culturais, celebrações e caminhada.
Enquanto as atividades aconteciam, os símbolos JMJ percorriam os municípios de Belterra e Mojui dos Campos que também desenvolveram uma vasta programação. No fim da tarde, retornaram ao parque da Cidade.
Às 18h30, os jovens seguiram em caminhada, num clima de muita animação, até à Praça da Matriz, onde um grande número de fiéis os aguardava para a celebração Eucarística, presidida pelo Padre Luis Pinto. Mas o dia não havia terminado; após a santa missa, grupos e paróquias se revezaram em Vigília na Catedral de Santarém durante a noite. 
Na manhã desta quinta, 04, dia de São Francisco, os símbolos da JMJ seguem para a Penitenciária Agrícola de Cucurunã e para a Fasepa (Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará). Depois retornam ao parque da Cidade onde a juventude debate temas como: Jovens e o encontro com Jesus; Não a todos os tipos de drogas, entre outros.
O encerramento está previsto para às 12h, com uma caminhada e celebração.
Por: Ercio Santos – Pascom/Diocese de Santarém  

Nenhum comentário: