Páginas

23 de novembro de 2012

A "Porta Fidei" responde


UM POUCO MAIS SOBRE O ANO DA FÉ

A diocese de Castanhal está nos últimos detalhes para a abertura do Ano da Fé, neste sábado (24) e domingo (25). Mas pode surgir o questionamento: por que o Ano da Fé, por que uma celebração como esta?

A convocação do Papa Bento XVI para o ANO DA FÉ, feita através da encíclica Porta
Fidei,
isto é, Porta da Fé, vem paralela a celebração dos 50 anos de abertura do concílio vaticano II e ao aniversário de 30 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica. Estes três pontos entrelaçados visam uma série de iniciativas para que todos nós, cristãos católicos, possamos redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo (cf. Porta Fidei. 2).

Este redescobrir exige um reencantar-se por Jesus, que com seu amor, atrai a si os homens de cada geração, além de convocar em todo tempo, a igreja ao anúncio do evangelho, com um mandato sempre novo. É o convite a uma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé, lembrando desta como gesto simultaneamente pessoal e comunitário, por que de cada cristão e da própria igreja (cf. PF 10).

Em um tempo em que há uma tentativa cada vez mais intensa de se estabelecer uma ruptura entre Fé e Razão, a igreja quer comunicar que a certeza racional não deve ser reduzida ao âmbito das conquistas científicas e tecnológicas – a verdade vai além disso, e tanto a fé quanto a ciência tendem para uma busca sincera de encontro a ela ( cf. PF 12).

Este ano da fé contempla também a importância da caridade, lembrando em São Paulo as três virtudes ditas teologais: fé, esperança e caridade, das quais a maior a caridade (cf. 1 Cor 13, 13) e em São Tiago que a fé sem obras é morta (cf Tg 2, 14-18). A Fé e a Caridade reclamam-se mutuamente (cf. PF 12).

Redescobrindo a riqueza da doutrina da igreja, desde a sagrada escritura aos grandes Padres da Igreja, desde os Mestre de Teologia aos Santos que atravessaram os séculos, e contida de maneira orgânica no Catecismo, possamos dar um testemunho de vida cada vez mais autêntico e límpido, para que, iluminados na mente e no coração pela Palavra do Senhor, sejamos capazes de abrir o coração e a mente de muitos outros ao desejo de Deus e da vida eterna (cf. PF 11. 15).

Encerramos este breve resumo, consagrando este ano de graça à Mãe de Deus, proclamada “feliz porque acreditou” (cf. LC 1, 45), assim como a encíclica Porta Fidei.

Nenhum comentário: