Páginas

3 de dezembro de 2012

Quatro encontros são realizados para aprofundar o Ano da Fé entre os coordenadores



O Cenóbio da Transfiguração, localizado na cidade de Castanhal, acolheu no fim de semana passado, nos dias 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro, quatro importantes encontros: Liturgia, Pastoral dos Enfermos, J3 e os Seminaristas do Específico.
Os assuntos de maior relevância abordados nos referidos encontros foram, especialmente, o Ano da Fé, avaliações do ano de 2012, projetos e programações para 2013.
 Cabe lembrar que, os mesmos apresentaram um grande público, contudo, podemos destacar que o maior número de participantes estava representado no da Liturgia e J3, sendo o segundo acompanhado pelo padre Charles e o primeiro palestrado pelo padre Davide D'Alessio e Monsenhor Gabriel, o qual coordenou a programação.
Momentos como estes, que são proporcionados para coordenadores e líderes de comunidades e grupos, servem, principalmente, na formação de todos, no intuito de que o aprendizado e a experiência adquirida sejam repassados aos demais diocesanos, que de alguma forma não puderam participar diretamente dos mesmos.
 Os encontros realizados no Cenóbio representam um baixo custo, além disso, os párocos, na maioria das vezes, auxiliam àqueles que não podem arcar com as despesas sozinhos. Tudo isso, para que se garanta a propagação dos projetos diocesanos em todas as cidades da diocese. Por este motivo destaca-se, que de cada paróquia pelo menos um se faça presente.
Erasmo de Abreu

Um pouco mais sobre o encontro de Liturgia no Cenóbio
Por  Luís, Pascom da Paróquia de Cristo Rei - Castanhal

O curso foi ministrado pelo Mons. Gabriel e pelo Pe. Dávide que, com as suas sabedorias, adquiridas ao longo de seus anos de sacerdócios, nos orientaram naquilo que mais nos chama a atenção dentro da nossa Igreja; A Fé. Nessa constante busca pelo reencontro de nossa fé, fomos lançados definitivamente ao que se trata do Ano da Fé, com estudo da “Porta Fidei”, ou seja, “A Porta da Fé”.

O Advento que se iniciou neste último domingo, nos lançou para uma visão mais detalhada sobre o que se espera desse Cristo que liberta e quem vem nos mostrar o verdadeiro sentido da sua chegada. Vem para que possamos redescobrir o caminho da fé e fazer brilhar o entusiasmo do encontro com Cristo Menino, Cristo Evangelizador, Cristo Morto e Cristo Ressuscitado.

É louvável a iniciativa do Bispo D. Carlos em colocar diante de nós um maravilhoso estudo sobre a riqueza que é a Liturgia da nossa Igreja, de modo admirável pelos que proclamam as Sagradas Escrituras e de satisfação para os que ouvem, abrindo assim mais a mente daqueles que estão precisando da Palavra de Deus.

Podemos afirmar que as dúvidas que tínhamos quando entramos no Cenóbio, na sexta-feira,  foram completamente esclarecidas durante todo o estudo. As paróquias que enviaram seus representantes, também estão de parabéns, pois as dificuldades existem em qualquer lugar. Eles souberam assimilar as questões abordadas e leva-las às suas comunidades dando continuidade da nossa caminhada evangelizadora.

Busquemos cada vez anunciar as maravilhas do amor de Deus por nós através das Sagradas Escrituras que proclamamos todos os dias de nossas vidas. Já estamos aguardando o próximo.

Nenhum comentário: