Páginas

19 de julho de 2013

Vitória é o que vem depois da cruz!

Trabalho, trabalho e trabalho. Depois de 1 ano e meio de muito trabalho, o MINISTÉRIO JOVEM da RCC finaliza sua preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

Não foi fácil para ninguém custear uma passagem para o Rio de Janeiro. Pais, amigos, padrinhos trabalharam muito para ajudar. A promoção de eventos era muito mais que um momento de ganhar dinheiro, eram momentos de evangelização. Vale lembrar que esses eventos promovidos sempre usavam linguagem juvenil, falando sobre internet, estudos, esportes, enfim, falar ao jovem na sua própria identidade.

“O jovem é o evangelizador privilegiado de outros jovens.”
(CNBB Doc 85 - Evangelização da Juventude - 63, pág.45)

 A JMJ se tornava uma oportunidade de aprendizado; um evento para angariar fundos se tornava um momento de encontro com Deus. Foram vários momentos importantes em preparação: Festa FaceBook, Incendeia Mix, Incendeia Show de Bola, Acampamento CQC, Adorações, Vendas de Café, Vendas nas praças, estudo do YouCat e é claro, o estudo do material de formação da JMJ Rio 2013.

 Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações!” (Mt 28, 19) e a grande pergunta dos jovens era: “em qual nação eu estou? onde devo dar testemunho? Na escola? na faculdade? em casa?”.

Foi lindo ver que tantos meses de preparação formaram jovens com desejo de ser missão aonde estejam, de ir ao encontro dos que precisam, ir nas comunidades carentes, ir na periferia das paróquias, nas margens dos Bairros. Importante perceber o resgate de muitos outros jovens, totalmente afastados de Deus, ou que mal ouviram falar dEle. Importante notar de forma clara e objetiva como o trabalho dá frutos para a comunidade.


Agora nos resta partir em viagem rumo ao Rio de Janeiro e encontrar a juventude mais feliz do mundo: a juventude católica, que se reúne junto ao seu pastor para viver um profundo encontro com Deus. Os jovens da RCC de Castanhal respondem ao chamado da Igreja para a missão. Queremos ser luz neste mundo, sentinelas da manhã!

Ramon Loreno - MJ

Nenhum comentário: