Páginas

26 de agosto de 2013

Congresso de Catequistas reúne cerca de dois mil na Catedral

A Igreja celebrou neste domingo, 25 de agosto, o dia dos Catequistas. Na Diocese de Castanhal a data teve um sabor todo especial, com a realização do 5º Congresso dos Catequistas, o maior evento para catequistas do Regional Norte II, reunindo cerca de 2000 catequistas nesta edição.

Palestra com Dom Carlos e Monsenhor Gabriel
Alguns vieram de longe, mesmo assim chegaram cedo para participar da missa que começou às 9h, presidida por Dom Carlos. Em sua homilia, dom Carlos os instigou a olharem para a porta da catedral, a porta estreita, que tem como referência àquela citada no evangelho proclamado neste domingo. Passar pela porta estreita é passar pela cruz, esse foi o caminho de Jesus e deve ser o caminho do catequista.

Logo após a missa, padre Napoleão, pároco de Santa Cruz, em Castanhal, dirigiu de forma bem dinâmica uma conversa sobre a primeira carta encíclica do Papa Francisco, a Lumen Fidei, chamou alguns catequistas para fazer perguntas sobre os diversos temas da carta.    



Catequista aproveita o horário do almoço pra estudar
Após o almoço, o local de integração do encontro foi a Praça dos 12 Apóstolos, onde aconteciam apresentações que as paróquias haviam preparado, relacionadas a temas que haviam sido estudados antes mesmo do congresso. Esses temas foram apresentados na exposição que também acontecia na Praça, cada tema em uma barraca com uma paróquia responsável. Os documentos do Concílio Vaticano II foram apresentados de forma bastante acessível, com distribuição de panfletos e outras ferramentas.

Por volta das 14H00 os catequistas retornaram à nave central da Catedral, onde Dom Carlos e Monsenhor Gabriel fizeram uma interessante palestra sobre a Igreja antes e depois do Concílio. O bispo relembrava as coisas anteriores ao Vaticano II, enquanto Monsenhor Gabriel falava das inovações que trouxe o Concílio.


Para encerrar o encontro, uma adoração, consagrando catequistas, catequizando e as famílias da Diocese de Castanhal. O encontro foi muito bem avaliado, e com toda certeza dará muitos frutos para as comunidades e paróquias.

Texto - Tiago Beserra e Paulo Correa
Fotos - Paulo Correa

Nenhum comentário: