Páginas

17 de março de 2014

Encontro Diocesano dos Movimentos Eclesiais



Os movimentos eclesiais, formados principalmente por leigos e com funções mais ou menos específicas, são importantes colunas na vida da Igreja e na evangelização. Como forma de integrar, criar um espaço de formação e diálogo, a Diocese de Castanhal realizou no último domingo o Encontro Diocesano para os Movimentos Eclesiais. 


Não foi um momento isolado – antes do encontro, já se reuniam os coordenadores de vários movimentos para preparar este dia. Iniciando por volta das 8:30 da manhã, o encontro teve momentos de grupo, de louvor e de celebração.

Na homilia, dom Carlos falou da Evangelii Gaudium e destacou seus paralelos com o Documento de Aparecida, que teve como redator final o então bispo Jorge Mario Bergoglio, nosso Papa Francisco. Lembrando do “susto” que tomou a Igreja com a renúncia do Papa (agora emérito) Bento XVI, e da necessidade de tirarmos de cada momento um ensino. O bispo também destacou o papel do laicato, e antecipou a criação de uma página específica no COM para os movimentos eclesiais.


Sobre o trabalho de grupos executado, ressaltou a importância de aprofundar temas, para uma formação mais consistente. 



O Encontro Diocesano de Movimentos Eclesiais acontece uma vez ao ano e encaminha temas fundamentais e comuns para que cada grupo, com seu público e carisma principal, testemunhem a unidade da diversidade da vida da Igreja.

Paulo Correa

Nenhum comentário: