Páginas

8 de abril de 2014

Café expresso

Bispo Amazônico auxiliará Francisco

Dom Erwin Kräutler, bispo do Xingu, revelou em entrevista ao Orf Journal que o Papa Francisco o chamou para auxiliar na redação da próxima encíclica, que entre os temas principais terá a ecologia e os pobres. Dom Erwin é conhecido nacional e internacionalmente por sua atividade pastoral em prol dos mais necessitados e na defesa da Amazônia, tendo sido ameaçado e alvo de atentado, em 1987 - ocasião em que seu motorista foi morto -, o bispo de origem austríaca está na Amazônia desde 1965. Em 2010 congratulado com o Nobel Alternativo, a causa indígena é uma constante na vida do bispo amazônico, que também tem uma posição muito clara sobre a UHE Belo Monte: "lutamos há 30 anos contra esta monstruosidade", falou em uma palestra sobre a região.

Ainda não há previsão para a conclusão da próxima encíclica do Papa Francisco, mas a declaração de Dom Erwin demonstra que ela já está sendo refletida pelo Pontífice.

Tráfico humano será tema de conferência no Vaticano

“Combate ao Tráfico de Seres Humanos: Igreja e a aplicação da lei em parceria” será tema da 2ª Conferência Internacional, na quarta-feira, 9, no Vaticano. O evento é organizado pela Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales e presidida pelo arcebispo de Westminster, cardeal Vincent Nichols.

A conferência tem por objetivo iniciar uma parceria com os chefes de polícia para formar uma rede para combater o tráfico de seres humanos, em colaboração com a Igreja. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, mais de 2 milhões e meio de pessoas traficadas no mundo geram 32 bilhões de dólares de lucro anual aos traficantes.
Foram convidados para o encontro representantes das Forças de Ordem e autoridades eclesiásticas de várias partes do mundo. O Brasil será representado pelo delegado da Polícia Federal, Disney Rossetti. O evento está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2014 promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que propõe como tema “Fraternidade e Tráfico de Pessoas” e lema “É para liberdade que Cristo nos libertou”.
Ao término da Conferência, os participantes e vítimas do tráfico de seres humanos serão recebidos em audiência pelo papa Francisco.

Nenhum comentário: