Páginas

7 de maio de 2014

Café expresso - informação ágil e de qualidade

Missa ecumênica durante a Assembleia dos bispos, em Aparecida

Como já é tradição nas Assembleias Gerais da CNBB, foi realizada hoje, 6 de maio, uma celebração ecumênica com a participação dos bispos e de representantes de diversas igrejas cristãs. A cerimônia foi organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB.

O tema da celebração foi o mesmo da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2014, que será realizado entre 1º e 8 de junho: “Acaso, Cristo está dividido?”. O questionamento de São Paulo na Primeira Carta aos Coríntios pautou a reflexão apresentada durante a cerimônia pela pastora Anita Sue Wright Torres, da Igreja Presbiteriana Unida. “Esta celebração mostra que Cristo não está dividido. Estamos unidos pela mesma causa, a mesma fé, um só Senhor e um só batismo. É nisso que cremos, e aqui compartilhamos este sentimento e esta certeza de nossa fé”, afirmou.

Mais polêmicas sobre Belo Monte

O ministério Público Federal acompanha com atenção as investigações sobre o fato do governo brasileiro e do Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) terem, em seus estudos sobre os impactos para a região do Xingu, ignorado etnias indígenas inteiras. Alguns estudos foram iniciados somente 2 anos depois do início das obras, ocasionando diversos problemas, até mesmo de sobrevivência, para etnias como a dos Shikrin, constando aumento na migração, dificuldades para obter alimentos e manter seu modo de vida.
E possível que isso não tenha sido restrito à Usina hidrelétrica de Belo Monte. A investigação se estende a outras duas usinas, no Tapajós e Teles Pires.

90% da população urbana respira ar poluído, alerta ONU

A qualidade do ar está piorando na maioria das cidades do mundo, revelou um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado nesta quarta-feira (07/05). Quase 90% da população urbana mundial respira um ar cujo grau de poluição está acima dos níveis de segurança.

No Brasil, das 40 cidades analisadas, apenas em Salvador, na Bahia, a média anual de partículas inaláveis ficou abaixo do limite de 20 microgramas por metro cúbico estabelecido pela OMS.

“Em muitos centros urbanos, o ar está tão poluído que é impossível ver os prédios no horizonte”, afirma a diretora-geral adjunta da OMS para a Saúde da Família, Criança e Mulher, Flavia Bustreo. É perigoso respirar esse ar, destaca.


Nenhum comentário: