Páginas

13 de junho de 2014

Papa Francisco envia mensagem sobre a Copa no Brasil


"Que esta Copa do Mundo possa se realizar com toda a serenidade e tranquilidade, sempre no recíproco respeito, na solidariedade e na fraternidade entre homens e mulheres que se reconhecem membros de uma única família". Este é o desejo do papa Francisco no dia da abertura da Copa do Mundo de futebol, que começa hoje à tarde em São Paulo.


O Santo Padre deseja que, "além de uma festa do esporte, esta Copa do Mundo possa se transformar numa festa de solidariedade entre os povos". Francisco recorda que "o esporte é um instrumento para comunicar os valores que promovem o bem da pessoa humana e ajudam a construir uma sociedade mais pacífica e fraterna. Pensemos na lealdade, na perseverança, na amizade, no compartilhamento e na solidariedade".

Deste modo, o pontífice quis dar três lições da prática esportiva, três atitudes essenciais em favor da paz: a necessidade de treinar, o jogo limpo e o respeito pelos adversários.

O papa observou que, se para vencer é necessário treinar, "podemos ver nesta prática esportiva uma metáfora da nossa vida". E recordou que “na vida é necessário lutar, treinar, comprometer-se para conseguir resultados importantes. O espírito esportivo nos apresenta, desta maneira, uma imagem de sacrifícios necessários para crescer nas virtudes que constroem o caráter da pessoa. Se para melhorar uma pessoa é necessário o treinamento intenso e contínuo, ainda mais compromisso deverá ser investido para se chegar ao encontro e à paz entre indivíduos e entre os povos 'melhorados'!”.

Importante é também o jogo limpo, porque o "futebol pode e deve ser uma escola para a formação de uma cultura do encontro, que promova harmonia e paz entre os povos", disse o papa. Ele afirmou que, "para vencer, é necessário superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Portanto, ser individualistas no futebol representa um obstáculo para o sucesso do time; mas se somos individualistas na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade acaba prejudicada".

O Santo Padre destaca que "o segredo da vitória no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o meu companheiro de equipe, mas também o adversário. Ninguém ganha sozinho, nem no campo, nem na vida! Que ninguém se isole nem se sinta excluído!".

Francisco recordou, finalmente, que "é verdade que no fim deste mundial somente uma equipe nacional poderá levantar a copa do mundo, mas, aprendendo as lições que o esporte nos ensina, todos sairemos ganhadores, reforçando os laços que nos unem".

Nenhum comentário: