Páginas

17 de setembro de 2013

Dom Carlos realiza mais um Encontro com prefeitos

Dom Carlos reunirá na tarde desta terça, 17 de setembro, com os prefeitos da região da diocese 

Todos os gestores dos municípios, assim como secretários e vice prefeitos, foram convidados e são aguardados para reunião que tem como objetivo articular a boa administração.
Na última reunião (quando o Papa Francisco era eleito), grande parte dos governantes dos municípios, ou representantes, estavam na Catedral, para o encontro que abordou de maneira especial o Porto Espadarte que está prestes a iniciar as obras e que envolverá e trará mudanças para todos os municípios da diocese de Castanhal.
O encontro é também grande oportunidade de troca de ideais e compartilhamento daquilo que incomoda ou tem dado certo dentro das administrações municipais.
O diferencial do encontro é a construção da pauta, sempre construída com a colaboração dos participantes de forma que todos sejam contemplados, e por isso o encontro acaba sendo sempre muito atual e enriquecido de conteúdos, sem falar também na troca de experiências proporcionada  pelo mesmo.

O encontro começa sempre a partir das 14 horas no auditório da Catedral.

16 de setembro de 2013

Dom Carlos reúne com equipes de segurança da Romaria 2013

Dom Carlos em reunião com segurança da Romaria 2013
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (16) a reunião das equipes de segurança da Romaria 2013, com presença de todas as corporações: Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Cruz Vermelha, DETRAN e Defesa Civil.
Não participaram a SEMUTRAN e a Polícia Rodoviária, por conta do protesto realizado na frente da loja Yamada, nesta manhã.
Entre os temas discutidos, assistência aos peregrinos durante o percurso e a fluidez da procissão, procurando evitar a lentidão desnecessária.
Ficou acertado que as homenagens deverão acontecer no ato da passagem da Imagem de Nossa Senhora, pois a berlinda não irá parar, apenas diminuir a velocidade.
Uma outra reunião ficou marcada para a próxima  segunda (23), novamente com a presença do bispo e membros da equipe organizadora de segurança.

13 de setembro de 2013

Treinamento para voluntários da Cruz Vermelha em Castanhal

O treinamento se dará por conta da Romaria, e as inscrições para voluntários já estão abertas

A articulação está sendo realizada pelo jovem Helton que cuida do treinamento inscrições e espaço. O encontro como todos os anos será realizado em parceria com a Cruz Vermelha de Belém, que todos os anos gentilmente vem realizar esta grande missão em prol da Romaria de Castanhal.

Os treinamentos e formação serão realizados no térreo Catedral no próximo dia 28 as 14h00. Outro encontro já está agendado para dia 05 de outubro no mesmo horário e no mesmo local.

Serviço:
Helton
Fone: 91 8884 0521

12 de setembro de 2013

Semana Nazarena 2013

Romaria de Castanhal traz atrações católicas nacionais

Programação de Castanhal para Romaria 2013, qual atrairá cerca de 300 mil pessoas no mês de outubro, terá  um repertório vasto da música católica e shows regionais.

No domingo como já é tradição, será noite das crianças, na segunda,  Banda Ceifeiros e Cosme, na terça, música regional com Manoel Osmeira, muito aclamado em 2012 em apresentação também na Semana Nazarena, na quarta, Vitrola 80 com grande produção e organização do Sesc Castanhal, na quinta, Banda Dominus, na sexta, Amazônia Jazz Band, no sábado, show e apresentações artísticas, no Domingo, Jake.


Cosme, Dominus e Jake são bandas que prometem para a Semana Nazarena 2013, onde toda a diocese é convidada a prestigiar estes belíssimos shows, que tem como intuito principal a evangelização para o grande público que naqueles dias passarão pela Catedral.

Visita Pastoral em Capanema

Dom Carlos Verzeletti, bispo diocesano de Castanhal, iniciou no dia 10 de setembro, visita Pastoral em Capanema que vai até o dia 22 

Sua chegada na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, aconteceu por volta das 18h00, aonde foi recepcionado na entrada da cidade, as 19h00 aconteceu na igreja matriz a missa de abertura. Para a recepção de chegada e a celebração, o pároco frei Rodrigo contou com a participação de um grande número de pessoas de todas as comunidades bem como das pastorais e movimentos de toda a paróquia.


Para esta visita pastoral, Dom Carlos realiza uma intensa programação com celebrações eucarísticas, encontros com lideranças de comunidades urbanas e rurais, grupos, movimentos e pastorais. Encontros com alunos, professores e funcionários das instituições de ensinos da rede pública e privada. Visitas aos hospitais, ao abrigo de idosos, penitenciaria e encontros com os Poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário.
Para enfatizar a dimensão espiritual que também envolve a visita, o pároco, frei Rodrigo, convida toda a comunidade a rezarem durante a visita de Dom Carlos, e que todos os paroquianos se motivem a caminharem no serviço da igreja, pois experimentarão com a presença do bispo a presença do próprio Jesus, Bom Pastor. E assim, a caminhada da paróquia continuará com mais motivação e esperança, pois saberão que os frutos da visita serão muito positivos e logo poderão ser sentidos na ação pastoral.

Programação para esta quinta-feira 12 de setembro:
Visita  as Escolas de Ensino Médio:
08h às 09:00h – Colégio São Pio X
09h às 10:00h – Escola  Padre Sales
10:30h às 11:30 – Escola Oliveira Brito 
Visita às Comunidades Rurais
15h às 17h – São Leandro (Encontro com as lideranças do Setor Nossa Senhora de Fátima)
18h – Tauarizinho (Encontro com as lideranças do Setor Nossa Senhora do Carmo)


19h – Celebração Eucarística na Comunidade de Tauarizinho 

11 de setembro de 2013

Encontro PASCOM no cenóbio

Já é na próxima sexta o Encontro de PasCom da Diocese de castanhal.
Agentes de comunicação de toda a diocese já foram contatados durante estes dias para confirmações no encontro que ocorrerá nesta sexta 13 até o domingo 15. Padre Clóvis e Irmã Élide, quais ministrarão o encontro, chegarão ao meio dia desta quinta-feira 12, e permanecerão até a conclusão do encontro.
Para participar recomenda-se que a pessoa seja um agente de comunicação ou interessado no meio com objetivo de atuar na paróquia e nos meios que dispomos na diocese. Todas as paróquias da diocese participarão como também pessoas de outras dioceses que já confirmaram participação, como Belém e Macapá.

A inscrição e cadastramento se dará no ato da chegada e no Cenóbio da Transfiguração, o valor da inscrição é de R$ 35 incluindo hospedagem e alimentação.

6 de setembro de 2013

Dom Carlos recomenda jejum e oração a pedido do Papa

Dom Carlos na última terça-feira quando reuniu com missionários das peregrinações para formação e instrução de como utilizar o novo livro, pediu também que neste sábado, 7 de setembro, obedecendo ao pedido do Papa Francisco, todos se dediquem ao jejum e oração pela paz no mundo em especial na Síria.
Dom Carlos pediu ainda para que fosse enviado SMS e e-mails a todas as secretarias paroquiais e seus párocos, na intenção de que o pedido seja atendido por toda a diocese.
Cada paróquia fica livre de decidir com a comunidade o momento para adoração e oração, em Castanhal, o bispo ministrará adoração na Cripta da Catedral a partir das 14 horas se estendendo pela tarde e noite, podendo cada pessoa participar no horário que mais lhe for favorável, por isso a adoração será novamente retomada as 19 horas, para que todos possam participar. Vale lembrar que o dia todo é dedicado a oração e jejum.

5 de setembro de 2013

Pelas encíclicas, mas também pelo discurso e prática - Paz no Mundo, o apelo de Francisco

No dia 01 deste mês, antes do Ângelus, o Papa Francisco falou aos presentes na Praça de São Pedro e a todas as pessoas do mundo sobre a necessidade de se manter, de se buscar a paz. Foi um apelo forte e claro, motivado principalmente pelos recentes acontecimentos na Síria e pela ameaça iminente de uma intervenção liderada pelos EUA.

Como ato concreto, convocou a todos os católicos e pessoas de boa vontade para que no próximo dia 07, façam um dia de oração e jejum pela paz na Síria, no Oriente Médio e no mundo todo.

Segue a íntegra do discurso:

Hoje, queridos irmãos e irmãs, queria fazer-me intérprete do grito que se eleva, com crescente angústia, em todos os cantos da terra, em todos os povos, em cada coração, na única grande família que é a humanidade: o grito da paz! É um grito que diz com força: queremos um mundo de paz, queremos ser homens e mulheres de paz, queremos que nesta nossa sociedade, dilacerada por divisões e conflitos, possa irromper a paz! Nunca mais a guerra! Nunca mais a guerra! A paz é um dom demasiado precioso, que deve ser promovido e tutelado.
Vivo com particular sofrimento e com preocupação as várias situações de conflito que existem na nossa terra; mas, nestes dias, o meu coração ficou profundamente ferido por aquilo que está acontecendo na Síria, e fica angustiado pelos desenvolvimentos dramáticos que se preanunciam.
Dirijo um forte Apelo pela paz, um Apelo que nasce do íntimo de mim mesmo! Quanto sofrimento, quanta destruição, quanta dor causou e está causando o uso das armas naquele país atormentado, especialmente entre a população civil e indefesa! Pensemos em quantas crianças não poderão ver a luz do futuro! Condeno com uma firmeza particular o uso das armas químicas! Ainda tenho gravadas na mente e no coração as imagens terríveis dos dias passados! Existe um juízo de Deus e também um juízo da história sobre as nossas ações aos quais não se pode escapar! O uso da violência nunca conduz à paz. Guerra chama mais guerra, violência chama mais violência.
Com todas as minhas forças, peço às partes envolvidas no conflito que escutem a voz da sua consciência, que não se fechem nos próprios interesses, mas que olhem para o outro como um irmão e que assumam com coragem e decisão o caminho do encontro e da negociação, superando o confronto cego. Com a mesma força, exorto também a Comunidade Internacional a fazer todo o esforço para promover, sem mais demora, iniciativas claras a favor da paz naquela nação, baseadas no diálogo e na negociação, para o bem de toda a população síria.
Que não se poupe nenhum esforço para garantir a ajuda humanitária às vítimas deste terrível conflito, particularmente os deslocados no país e os numerosos refugiados nos países vizinhos. Que os agentes humanitários, dedicados a aliviar os sofrimentos da população, tenham garantida a possibilidade de prestar a ajuda necessária.
O que podemos fazer pela paz no mundo? Como dizia o Papa João XXIII, a todos corresponde a tarefa de estabelecer um novo sistema de relações de convivência baseados na justiça e no amor (cf. Pacem in terris, [11 de abril de 1963]: AAS 55 [1963], 301-302).
Possa uma corrente de compromisso pela paz unir todos os homens e mulheres de boa vontade! Trata-se de um forte e premente convite que dirijo a toda a Igreja Católica, mas que estendo a todos os cristãos de outras confissões, aos homens e mulheres de todas as religiões e também àqueles irmãos e irmãs que não creem: a paz é um bem que supera qualquer barreira, porque é um bem de toda a humanidade.
Repito em alta voz: não é a cultura do confronto, a cultura do conflito, aquela que constrói a convivência nos povos e entre os povos, mas sim esta: a cultura do encontro, a cultura do diálogo: este é o único caminho para a paz.
Que o grito da paz se erga alto para que chegue até o coração de cada um, e que todos abandonem as armas e se deixem guiar pelo desejo de paz.
Por isso, irmãos e irmãs, decidi convocar para toda a Igreja, no próximo dia 7 de setembro, véspera da Natividade de Maria, Rainha da Paz, um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, no Oriente Médio, e no mundo inteiro, e convido também a unir-se a esta iniciativa, no modo que considerem mais oportuno, os irmãos cristãos não católicos, aqueles que pertencem a outras religiões e os homens de boa vontade.
No dia 7 de setembro, na Praça de São Pedro, aqui, das 19h00min até as 24h00min, nos reuniremos em oração e em espírito de penitência para invocar de Deus este grande dom para a amada nação síria e para todas as situações de conflito e de violência no mundo. A humanidade precisa ver gestos de paz e escutar palavras de esperança e de paz! Peço a todas as Igrejas particulares que, além de viver este dia de jejum, organizem algum ato litúrgico por esta intenção.
Peçamos a Maria que nos ajude a responder à violência, ao conflito e à guerra com a força do diálogo, da reconciliação e do amor. Ela é mãe: que Ela nos ajude a encontrar a paz; todos nós somos seus filhos! Ajudai-nos, Maria, a superar este momento difícil e a nos comprometer a construir, todos os dias e em todo lugar, uma autêntica cultura do encontro e da paz. Maria, Rainha da paz, rogai por nós!

Como Foi o Dia Vocacional

Encerrando o mês das vocações, a Pastoral Vocacional da diocese realizou, na Catedral, no último sábado, 31 de agosto, o dia Vocacional, com a participação de aproximadamente 450 jovens de várias paróquias.

Pela manhã, padre Adriano, reitor do seminário, presidiu uma pequena celebração de abertura na Praça da Matriz de São José, em seguida seguiram todos os jovens, carregando a réplica da Cruz da JMJ pela Avenida Barão do Rio Branco até a Catedral.


Ao chegar à catedral, no auditório, monsenhor Gabriel deu o testemunho de vida vocacionada, contou sua bela e inspiradora história desde quando se sentiu chamado até algumas experiências marcantes em sua vida de padre.

Enquanto isso, no hall de entrada do auditório algumas congregações religiosas estavam mostrando ao jovem seu carisma. Além disso aconteciam sorteios de brindes e animações.

A tarde começou com as palavras de padre Rosileno, pároco de Santarém Novo, também contando sua experiência de vida, de todas as dificuldades que enfrentou. Em seguida irmã Rosa, Dorotéia que reside e trabalha em Curuçá.

Pela tarde, Dom Carlos leu e meditou uma das mensagens do Papa Francisco enquanto esteve no Brasil, sob a ótica do chamado de Deus. E para finalizar, todos os jovens se reuniram na Praça dos Doze Apóstolos para adorar a Jesus no Santíssimo Sacramento.


2 de setembro de 2013

Missa de envio da Imagem Peregrina na Catedral


Na sexta à noite, na Catedral, foi celebrada a missa de benção e envio das imagens peregrinas, que serão levadas a visitas e encontros em preparação para a Romaria. A missa teve participação das paróquias de Castanhal, principalmente da Catedral.

A missa teve uma participação menor do que a esperada, mas foi muito animada. Nas palavras de Dom Carlos, que celebrou, lembrando as palavra do Papa, que recentemente visitou o Brasil por ocasião da JMJ no Rio de Janeiro, falou sobre o Campus Fidei, isto é, o campo da fé que é nossa vida interior e nossas relações com os irmãos.

O momento mais emocionante e esperado foi a entrada da imagem de Nossa Senhora, no ofertório, lembrando que as visitas e toda a missão que se empenha é oferta, e que sempre bom é consagrá-la a Maria, primeira cristã.

Sob a benção do bispo as missões já iniciaram. Não deixe de participar, procure a secretaria de sua paróquia e informe-se.