Caminhada da Juventude reúne mais de 2 mil jovens na Diocese de Castanhal (PA)


A assessora da Comissão Bíblio-Catequética da CNBB, Maria Cecília Rover, foi convidada a participar do evento, apresentando o projeto Lectionautas – um reforço para algo que os jovens já fazem semanalmente em todas as comunidades da Diocese de Castanhal: a Leitura Orante da Palavra de Deus.
“Fiquei impressionada com a ‘Tenda da Presença’: todos os dias do acampamento, 24 horas por dia, houve adoração ao Santíssimo Sacramento: oração silenciosa, com breves e suaves canções, que marcaram a presença dos jovens que se revezavam na tenda, divididos por grupos”, relata Cecília.
A seguir, confira as impressões de Cecília Rover sobre a Caminhada da Juventude:

Mais de 2 mil jovens reuniram-se para iniciar a caminhada, às 9 da noite do dia 25, quarta feira. Após uma celebração em que se fez a memória das caminhadas anteriores, inicia-se a caminhada com cantos, orações e momentos de profundo silêncio rumo ao Cocal do Atalaia – lugar do acampamento. Antes, porém, de chegar ao local do acampamento, no trevo da cidade de Salinas, às 6h30 da manhã do dia 26, houve uma celebração Eucarística de onde seguiu-se com o Santíssimo Sacramento até a chamada ‘Tenda da Presença’, onde ficou exposto e foi adorado pelos jovens durante os 4 dias do encontro. Nenhum grupo precisava ser lembrado deste compromisso: cada qual sabia seu horário, conforme orientações em livreto próprio para esta caminhada.
Orações, cantos, celebrações muito bem preparadas e vivenciadas foram os ingredientes experimentados por estes jovens e todos os que lá se encontravam colaborando para o bem desempenho deste significativo acontecimento na vida de cada um.
Agora, imaginem uma Leitura Orante com 2 mil jovens, em que no 4º passo – a contemplação – se ouve apenas o barulho do vento. Impressionante! Alegria, comprometimento, participação, corresponsabilidade, seriedade foram outras características que marcaram esses dias que tinha como objetivo aproximar-se de Jesus para conhecê-lo e ‘Ser como Ele’.

Eu constatei isso: era sempre o último a descansar e o primeiro a levantar-se... para rezar! Nenhum detalhe lhe passava despercebido: cuidava de tudo e de todos com um carinho próprio de quem é de Deus e do povo!”
Fotos: Cecília Rover