Páginas

22 de janeiro de 2014

Café Expresso - Notícias da Igreja e do mundo



Violência policial – um desafio a ser superado
Cinco pessoas por dia, em média, morrem em confronto com policiais em serviço no Brasil, aponta o Relatório Mundial sobre Direitos Humanos, divulgado nessa terça-feira pela organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW). A letalidade policial é destacada no documento como uma das violações mais preocupantes no país. Em 2012, morreram 1.890 pessoas nessas circunstâncias, conforme dados do Fórum de Segurança Pública.
“A gente reconhece que a tarefa que a polícia enfrenta no Brasil é muito desafiadora. Os índices de criminalidade são muito altos, mas ela responde com violência em muitas circunstâncias. A polícia mata e mata muito”, avaliou Maria Laura Canineu, diretora da HRW.

Papa envia mensagem a Davos
O papa Francisco desafiou os líderes empresariais reunidos em Davos a colocarem sua riqueza a serviço da humanidade em vez de deixarem a maior parte da população mundial vivendo na pobreza e insegurança.
“Eu lhes peço que assegurem que a humanidade seja servida pela riqueza, e não comandada por ela”, disse o papa na mensagem lida na cerimônia de abertura pelo cardeal Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

Reportagem da Globo é criticada por padre de Santarém
"A Rede Globo poderia então abertamente publicar quanto recebe em publicidades do governo para produzir informações falaciosas", afirma Edilberto Sena, padre, membro da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém e coordenador da Rádio Rural AM de Santarém.
Sua fala faz referência a uma reportagem transmitida no Jornal Nacional sobre as casas construídas em Altamira pelo Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) para os desalojados pela hidrelétrica. Em um artigo publicado no site IHU – Instituto Humanista Unisinos – o padre critica abertamente a manipulação de informações, incluindo uma série de omissões da reportagem da rede Globo.
- mais em IHU

Nenhum comentário: