Páginas

22 de janeiro de 2014

Legião de Maria tem reunião com o bispo

Oque é a Legião de Maria?
É uma associação de leigos católicos, sob a proteção de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho ativo apostólico, promove a santificação de seus legionários. A Legião tem apenas em vista o bem espiritual e, portanto, não dá auxílio material.

Esta é uma das respostas que estão no site da Legião de Maria, mas para saber mais, falamos pessoalmente com 3 pessoas que fazem parte da coordenação na Arquidiocese de Belém e aqui em Castanhal. A reunião e a entrevista foram na terça (20), e está na íntegra.


Entrevista com o padre assessor da Legião de Maria
Pe. Rafael da Costa Brito

Qual o principal objetivo da reunião com o bispo?
Em primeiro lugar, organizar a legião no sentido de Cenatos¹, para que haja unidade, para que todas estejam ordenadas, ainda que e dioceses e realidades diferentes, e para que não se perca o foco, que é evangelização.

E mais especificamente, o que foi decidido?
É importante contar com o apoio dos nossos pastores, os bispos – D. Carlos e D. Alberto – que contam com nosso empenho missionário, de continuar com o mandato de Cristo, que é o trabalho da Legião de Maria.

Para esse ano tem algum objetivo especial?
Poderia dizer, à luz do que fala o Papa Francisco, que em sua última carta (Evangelii Gaudiun) fala principalmente de uma Igreja que sai, que não fica na sacristia, dentro das Igreja esperando o povo vir, mas vai até eles.

(1 - Cenatos é o conselho superior da Legião de Maria)

Entrevista Maria Onete Rodrigues Freitas, coordenadora da L.M. em Belém
A Legião de Maria, no estado do Pará, está em que Dioceses?
Ela está presente em todas as Dioceses do Estado, agora aqui em Castanhal, abrange 3 Dioceses, que são Castanhal, Bragança e Abaetetuba. Aqui é como se fosse uma sub-coordenação, por que antes a coordenação de Belém era Régia, depois subiu a Cenatos e aqui subiu à Régia, por que em todas as Dioceses, a que mais tinha condições de subir à condição de Régia era Castanhal, por que tem um trabalho muito grande.
Viemos falar com o bispo sobre o trabalho dele, por que como sabemos, quanto maior o movimento, mais trabalho e mais preocupações, por que a presidente tem que estar sempre atenta. A Legião de Maria, como a Igreja, tem padrões que não podem ser deixados de lado.

A Legião de Maria tem algum trabalho voltado para os jovens? Como procuram atrair os jovens?
Todos os anos tem o encontro em Belém, esse ano foram 42 pessoas aqui da Diocese de Castanhal. Realizamos o retiro da juventude legionária, e a Legião de Maria tem também esta característica, este rosto juvenil, por que Maria é como um acesso, uma porta até Jesus, e muitos jovens precisam reencontrar esse caminho, até mesmo na sua própria identidade, pois só Cristo pode dar um verdadeiro sentido para a vida, então a juventude é também um foco e uma preocupação, porque é de certa forma o amanhã de nossa Igreja e virar as costas nunca é positivo, seja para jovens, crianças... Um dos principais objetivos é atingir as famílias, então os jovens, idosos, qualquer pessoa.

Quanto aos jovens, a maneira de atrair é mais através de encontros então, para apresentar o projeto?
O padre é um exemplo de legionário desde garotinho. O jovem tem mais jeito de atrair outro jovens do que nós, adultos, por que é como dizem: jovem é outro papo (risos). Então, graças a Deus, eu tenho essa capacidade de atrair jovens, por que não adianta ir até eles com coisas antigas; tem que se fazer jovem para poder atrair, porque o jovem não gosta de ser censurado – ele gosta de ser apoiado, inclusive tivemos testemunhos muito bonitos sobre aceitação no nosso último encontro.

Nazaré Lemos, coordenadora da L.M. em Castanhal.

Como você avalia a Legião de Maria na Diocese de Castanhal?
No momento como um braço para a Diocese, um movimento que procura fazer o que pode, principalmente para atrair a juventude, inclusive na Paróquia de São José queremos formar um grupo juvenil, onde já existiu um anteriormente e que deu muitos frutos. A Legião de Maria tem atraído muitas pessoas para trabalhar na Igreja, com uma missão mais comprometida. Inclusive o próprio padre Rafael que está aqui conosco, além de padres aqui da Diocese, como o padre Elson, padre Adriano, padre Camilo, padre José Roberto e alguns jovens que saíram aqui da diocese e que estão na vida religiosa. Esse ano um de nossos jovens vai ser ordenado, e havia sido presidente de um grupo. Avalio a Legião como o que dizem as pessoas mesmo do movimento – é a face da Igreja.

Entrevista e foto - Paulo Correa




Um comentário:

Anônimo disse...

Salve Maria! Adorei as informações da Legião de Maria de Castanhal.