Páginas

30 de junho de 2014

Setor Juventude Diocesano lança site


Setor juventude diocesano lança site

Foi lançado esse mês o site do Setor Juventude da Diocese de Castanhal. No mês que antecede a Caminhada da Juventude, a coordenação diocesana articulou e lançou o site, que ainda está em construção, mas que certamente será uma das ferramentas usadas durante o acampamento dos jovens no fim de julho, em Salinas. Nesta oitava edição da Caminhada da Juventude, as redes sociais terão um papel importante, à medida que compartilhar a alegria do Evangelho, tema deste ano, refletirá sobre a evangelização.

O site, como já dito, está em construção, tendo fotos, uma parte específica para uso de coordenadores, além de espaço dedicado a notícias. Deve ainda ganhar uma interface mais representativa da Diocese, com sua diversidade de grupos, realidades e carismas. Um histórico também, levando em consideração alguns fatos importantes desde o surgimento do Setor Juventude, Caminhada da Juventude, ACAMPS, e mesmo anteriores à fundação da Diocese de Castanhal – a PJ foi um movimento muito forte em diversas cidades que compõe atualmente esta. É uma boa iniciativa, mas seu sucesso poderá ser percebido à medida que os jovens da Diocese possam ver seu rosto na rede, como jovens católicos, engajados. Coletividade deve ser a palavra-chave.

É possível conferir o site em setorjuventude.com.br



Evangelizar nas redes sociais, mas...

Com o tema “Compartilhando a Alegria do Evangelho”, a Caminhada da Juventude deste ano inaugura um novo caminho, pelo menos de maneira efetiva. Mais que isso, pode-se considerar o inicio de um novo paradigma – refletir sobre o que o Papa Bento XVI chamava nova de “Ágora”, e que alguns estudiosos chamam ciberespaço. Independente do nome, tem-se claro que a internet, a rede mundial de computadores, é algo novo, mutante, mas já “colado” na vida de muitas pessoas, principalmente dos jovens.

A evangelização neste espaço é fundamental, mas durante o acampamento, um cuidado fundamental é não cair apenas numa “militância de rede”, através de softwares e redes sociais. De fato, ainda que baratas, as redes sociais proporcionam uma relação através de mercadorias, de objetos, que por mais avançados, não devem substituir o contato direto, verdadeiro, ou como pediu o Papa Francisco na mensagem deste ano para as Comunicações Sociais, a verdadeira cultura do encontro.

Assim, as tecnologias que aproximam também podem afastar, à medida que é possível comunicar-se com que está longe e esquecer de conversar, dar atenção, conhecer quem está perto. O ciberespaço abre uma gama enorme de possibilidades para evangelização, mas o encontro verdadeiro continua sendo aquele que Jesus passa, olha nos olhos e diz “Segue-me”, deixando outras coisas. Estas últimas também devem ser motivo permanente de reflexão para o que é chamado ao seguimento de Jesus.

O artigo acima foi publicado integralmente na última edição do jornal Com, e foi redigido por Paulo Correa.

Nenhum comentário: