Páginas

29 de novembro de 2012

Abertura do Ano da Fé


Celebração de Abertura
Quando na tarde do sábado (24), começaram a chegar os ônibus vindos das  diversas paróquias da Diocese de Castanhal, desde as mais próximas como Santa Isabel até as mais distantes, como Salinópolis, em cada cristão que desembarcava era possível perceber duas coisas: as bolsas nas mãos e um olhar um tanto curioso, uma expressão  que perguntava: o que afinal será essa abertura do Ano da Fé, em nossa diocese?
As pessoas que chegavam em grupos pouco a pouco foram se misturando, na grande Catedral. Os jovens lembraram com suas camisetas alguns passos dos trabalhos do Setor Juventude, como a Caminhada da Juventude, além de outros movimentos como os grupos de liturgia, as camisas de seus grupos ou acontecimentos, como a JMJ Madri. Foi bom perceber que estes encontros e movimentos têm dado resultado. Famílias inteiras também vieram participar do evento.
A equipe de animação começou, o povo acompanhou nos cânticos, palmas e gestos. Depois, a saudação do Bispo Dom Carlos acompanhado por Dom  Vicente Zico e finalmente, o primeiro momento formativo, sobre o Ano da Fé, com Dom Zico. O que foi dito não poderia ser simplesmente resumido, afinal, falar sobre fé é tratar de um assunto bastante rico. As palavras do Bispo emérito da Arquidiocese de Belém foram muito proveitosas: “A Fé é algo consolador, mas profundamente exigente”, dizia. Enquanto o calor ia tomando conta do povo na Catedral, Dom Zico relembrava os “novos ares” advindos do Concílio Vaticano II para toda a Igreja Católica.
Após Dom Zico, Monsenhor Gabriel fez um breve momento de reflexão, intercalado por mantras cantados pela assembleia. E assim, neste clima todos se dirigiram para a Praça dos 12 Apóstolos, situada atrás da Catedral, para a missa. 
O Hino do Ano da Fé, interpretado pelo coral e acompanhado pela assembleia, na entrada do bispo, dos padres, diáconos e seminaristas era de fato o pedido de toda a Igreja para este ano: “Senhor, aumenta a nossa fé”.
Missa de encerramento, domingo
Assim se iniciou a missa. Foi uma celebração de muitos símbolos. Alguns jovens fizeram a entrada com o evangeliário.  Sim, os jovens devem levar a palavra, são eles que, desde agora e também no futuro, devem continuar proclamando a fé em Jesus, Verbo do Pai. Em sua homilia, Dom Carlos convocou a sermos mais corajosos, lembrando a fé dos primeiros cristãos, a crer na Palavra, abrindo o coração ao projeto do Pai e a nossa vocação batismal de filhos de Deus.
Enquanto o bispo falava, os holofotes refletiam na réplica da cruz da JMJ, com suas faixas, lembrando que o amor de Deus quer alcançar a todos. E grande foi a emoção no momento em que todas as luzes se apagaram e foi aceso uma pequena fogueira, iluminando o altar e que serviu para acender o Círio pascal. A pequena vela, que só ficou acesa depois de muita insistência, graças ao vento, e o bispo Carlos, sem perder a oportunidade, aproveitou para comparar o acontecido à nossa fé: a pequena vela sofre com a ventania, assim como aquele que tem a pretensão de viver uma fé isolada dos demais. Ao contrário da fogueira, que prontamente resiste, fortalecida na vida em comunidade.
E foi em clima de partilha que a celebração continuou, com a liturgia já tão rica em significados, sob a noite de Castanhal, para a benção do bispo e o recolher para o próximo dia.

23 de novembro de 2012

A "Porta Fidei" responde


UM POUCO MAIS SOBRE O ANO DA FÉ

A diocese de Castanhal está nos últimos detalhes para a abertura do Ano da Fé, neste sábado (24) e domingo (25). Mas pode surgir o questionamento: por que o Ano da Fé, por que uma celebração como esta?

A convocação do Papa Bento XVI para o ANO DA FÉ, feita através da encíclica Porta
Fidei,
isto é, Porta da Fé, vem paralela a celebração dos 50 anos de abertura do concílio vaticano II e ao aniversário de 30 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica. Estes três pontos entrelaçados visam uma série de iniciativas para que todos nós, cristãos católicos, possamos redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo (cf. Porta Fidei. 2).

Este redescobrir exige um reencantar-se por Jesus, que com seu amor, atrai a si os homens de cada geração, além de convocar em todo tempo, a igreja ao anúncio do evangelho, com um mandato sempre novo. É o convite a uma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé, lembrando desta como gesto simultaneamente pessoal e comunitário, por que de cada cristão e da própria igreja (cf. PF 10).

Em um tempo em que há uma tentativa cada vez mais intensa de se estabelecer uma ruptura entre Fé e Razão, a igreja quer comunicar que a certeza racional não deve ser reduzida ao âmbito das conquistas científicas e tecnológicas – a verdade vai além disso, e tanto a fé quanto a ciência tendem para uma busca sincera de encontro a ela ( cf. PF 12).

Este ano da fé contempla também a importância da caridade, lembrando em São Paulo as três virtudes ditas teologais: fé, esperança e caridade, das quais a maior a caridade (cf. 1 Cor 13, 13) e em São Tiago que a fé sem obras é morta (cf Tg 2, 14-18). A Fé e a Caridade reclamam-se mutuamente (cf. PF 12).

Redescobrindo a riqueza da doutrina da igreja, desde a sagrada escritura aos grandes Padres da Igreja, desde os Mestre de Teologia aos Santos que atravessaram os séculos, e contida de maneira orgânica no Catecismo, possamos dar um testemunho de vida cada vez mais autêntico e límpido, para que, iluminados na mente e no coração pela Palavra do Senhor, sejamos capazes de abrir o coração e a mente de muitos outros ao desejo de Deus e da vida eterna (cf. PF 11. 15).

Encerramos este breve resumo, consagrando este ano de graça à Mãe de Deus, proclamada “feliz porque acreditou” (cf. LC 1, 45), assim como a encíclica Porta Fidei.

Agenda diocesana Online

Esteja por dentro de toda a PROGRAMAÇÃO da Diocese de Castanhal. Para isto, basta clicar no botão aqui em cima (Agenda Pastoral), e ficar antenado com as novidades e o que está previsto para acontecer na diocese. Nos comentários da Agenda, você poderá colocar o que também acontece em sua paróquia e assim toda a diocese fica sabendo, não é uma boa ideia? então manda vê!
Inclusive o restante do mês de novembro e o mês de dezembro completo, já estão atualizados. :¬o

Entronização da Bíblia e a Oração do Credo serão distribuídos durante abertura do Ano da Fé


Já estão na gráfica os textos da Entronização da Bíblia e o Credo, que serão distribuídos durante a Abertura do Ano da Fé  no próximo sábado e domingo na Catedral de Castanhal.

O texto da entronização traz orientações e passos celebrativos que facilitam e ajudam a família tornar um hábito normal a entronização da Palavra de Deus em suas casas. O outro panfleto, O Credo, é a oração do creio na forma niceno-constantinopolitano, que servirá para ser rezado durante todo o período do Ano da Fé, que para nós da diocese de Castanhal começa agora neste sábado e vai até a festa de Cristo Rei no próximo ano, 2013.

Ambas as impressões tem o intuito de fazerem crescer na Fé e na Palavra, trazendo principalmente para as famílias o ponto de partida da evangelização destinada a todos os diocesanos. : ¬) 

20 de novembro de 2012

Visita Pastoral em São Domingos do Capim


VISITA PASTORAL ATRAVESSA O RIO CAPIM

Entre cantos, fogos e muita animação, Dom Carlos foi recebido na paróquia de São domingos do capim, na noite da última quinta, 15, em mais uma etapa da visita pastoral. Desde a travessia do rio Capim, até a recepção fraterna, a população se mostrou muito acolhedora ao pastor.
Ao desembarcar, caminhou até o local da missa, junto a uma procissão. Ao chegar a igreja, beijou a cruz e iniciou os ritos da celebração. Na homilia, do evangelho de São Marcos, o bispo falou sobre a pesca, lembrando que todo cristão católico é chamado a ser esse pescador de homens.
A mensagem que ele levou a todas as comunidades foi acolhida com esperança e como convocação a vivermos cada vez mais a nossa fé, manifestando-a ao mundo e assim contribuindo para o reino. Seja na conversa com as comunidades, com os estudantes, com os líderes de pastoral, com os casais... A mensagem do pastor ajuda e reanimar a vida.
Passou por diversas localidades, desde sexta até sábado, encerrando as atividades com uma missa campal que reuniu mais de 500 pessoas, na rua de São Domingos.

Imagens - Everardo Freitas.
Texto - Paulo Correa.

19 de novembro de 2012

Abertura do Ano da Fé - Programação

SÁBADO:
- 16h00 - Concentração na Catedral
- 16h15 - Animação - Ensaio
- 16h45 - Logomarca - Oração Inicial
- 17h00 - Canto - "Iniciação a Fé e a vida cristã". testemunho de um iniciante, iniciador e um já iniciado.
- 18h30 - Descida para praça 12 Apóstolos e preparação para a Missa.

- 19h00 - Vigília - Marcha da Igreja
- 21h00 - Ida para as casas

DOMINGO:
- 07h00 Praça do Cristo e Acolhida da Cruz.
- em seguida procissão com representantes de pastorais, uma irmã por congregação, e coordenadores diocesanos.
- A programação se segue até por volta do meio dia.

*Maiores informações com os párocos.

16 de novembro de 2012

O Domingo é o dia do Senhor

http://www.youtube.com/watch?v=Cp6nvnLxwg8&feature=youtu.be

Enquete para escolher a camisa do Ano da Fé, é lançada no Facebook


Foi lançada agora a pouco via Facebook, uma enquete onde é possível escolher a camisa para a abertura do Ano da Fé, a imagem ao lado mostra as camisas, mas, a votação só possível na página do Facebook.

A votação só é válida até as 17h00 de hoje, 16 de novembro, quando a imagem será retirada da página.

A ideia é fazer uma camisa que esteja ao gosto popular. A mesma será confeccionada por cada paróquia para o evento de Abertura do Ano da Fé, que se realizará nos dias 24 e 25 de novembro.

Vale apena conferir o post, fazer sua votação e ainda dar sua opinião. O endereço é este: http://www.facebook.com/diocesecastanhal

14 de novembro de 2012

O Pastor rumo à São Domingos do Capim

Dom Carlos com os Jovens da Cidade de Curuçá em volta
a réplica da Cruz peregrina da JMJ 
No domingo passado dia 12 de novembro, Dom Carlos encerrou na cidade de Curuçá, paróquia de Nossa Senhora do Rosário, a Visita Pastoral que durou basicamente três finais de semana e que conseguiu atingir a todas as comunidades e pastorais da paróquia, assim como as atividades e trabalhos desenvolvido pela mesma, tanto na cidade como interior.
O bispo continua cumprindo a agenda diocesana, e como no calendário, neste dia 15 estará de viagem para cidade de São Domingos do Capim, onde ficará até a abertura do Ano da Fé na diocese, que se realizará na Catedral de Castanhal.

9 de novembro de 2012

J1 adia espiritualidade

A Espiritualidade do J1, (Setor Juventude responsável pelos adolescentes na diocese) foi adiada para  o dia 17 de novembro, o encontro aconteceria neste fim de semana no Cenóbio da Transfiguração.
Quem nos deu a informação foi Padre Stanislau - pároco da paróquia de NS do Rosário, Curuçá , Pará - que atualmente é coordenador do J1, ele comunicou que, o encontro terá início as 8 da manhã se stendendo até as 17 horas, a inscrição custará R$ 15.
O encontro será voltado para formação dos animadores, avaliação do ano de 2012 e preparação da agenda para 2013. O adiamento se dá para melhor planejamento do encontro e comunicação entre os coordenadores e animadores.

Ver calendário do mês de novembro

Ano da Fé na Diocese de Castanhal


Uma procissão presidida por Bento XVI e composta por 400 bispos, em comemoração aos 50 anos do Concílio Vaticano II, declarou oficialmente, dia 11 de outubro, a abertura do ano da fé, que se prolongará até novembro de 2013. Entre os bispos presentes na procissão, catorze participaram do Concílio Vaticano II, dos quais, dois brasileiros.

A celebração que contou com 400 concelebrantes, sendo 80 cardeais, 14 padres conciliares (os que estiveram presentes no Concílio Vaticano II), oito patriarcas de Igrejas Orientais, 191 arcebispos e 104 presidentes de Conferências Episcopais de todo o mundo.

O evangeliário foi o mesmo utilizado no Concílio 50 anos antes, fortalecendo ainda mais a relação entre estes dois momentos tão belos da igreja.

Como a diocese de Castanhal se encontrava as vésperas da festa da Romaria, a abertura do Ano da Fé foi adiado para os dias 24 e 25 de novembro, a organização do evento tem como base o Congresso Eucarístico realizado na diocese em novembro de 2010, mas totalmente voltado para a celebração e estudos oportunos ao Ano da Fé e a carta apostólica Porta Fidei, que escrita pelo Papa Bento XVI, proclamou a abertura deste ano de reflexão e redescoberta de nossa Fé Cristã.

Tiago Beserra
Pastoral da Comunicação

6 de novembro de 2012

Carta Apostólica para o Ano da Fé

A abertura do ano da Fé só se dará nos dias 24 e 25 de novembro, para melhor preparação para este tão importante momento para toda a Diocese, disponibilizamos a Carta Apostólica do Papa Bento XVI, confira aqui.

Última reunião do Conselho Diocesano acontecerá no próximo sábado

Próximo sábado, dia 10 de novembro, a diocese de Castanhal realizará o 3º e último encontro do Conselho Pastoral Diocesano (CPD) de 2012. Este encontro tem como finalidade a comunicação entre as pastorais, dos desafios e conquistas realizados pelos grupos no decorrer do ano.
Este último encontro, também objetiva a avaliação do ano de 2012, propostas para 2013 e programação quanto ao calendário do próximo ano. O encontro é acompanhado pelo Bispo Dom Carlos, que na ocasião do encontro também apresentará a temática do próximo ano, e ainda os preparativos para abertura do Ano da Fé, a realizar-se nos próximos dias 24 e 25 de novembro.
O CPD, é um dos encontros onde são transmitidas as decisões mais importantes da Diocese, que se coloca em votação entre os coordenadores que se fazem presentes, havendo daí, a necessidade de a maioria participar do encontro, para que as decisões tomadas  por votação tenham validade.
A previsão de início é para as 8h da manhã e seguirá até ao meio dia, para o mesmo são convidados, todos os coordenadores gerais de pastorais, representantes paroquiais, párocos, entre ooutros.

4 de novembro de 2012

Dom Carlos fala da importância da vida no dia de finados

Dom Carlos que  celebrou no Cemitério São José em Castanhal, no último dia 02 de novembro falou da importância da vida e da valorização da vida do outro, as bonitas palavras proferidas pelo Bispo se encontram neste link confira.