Páginas

15 de janeiro de 2013

Encontro de Liturgia abordou Documentos da Igreja e o tempo quaresmal na diocese de Castanhal


A Diocese de Castanhal realizou mais um importante encontro, dessa vez voltado para  Pastoral Litúrgica, o mesmo ocorrera no Cenóbio com a participação do  Monsenhor Gabriel, especialista em liturgia. Esse momento litúrgico  obteve boa participação da diocese; porém algumas paróquias não estiveram presente. A formação  focou especialmente o Tempo Quaresmal,  abordando assuntos como a carta apostólica Porta Fidei, introduzindo, assim, o ano da fé, que se vivencia intensamente em nossa diocese. 
Mas uma vez o encontro de liturgia vem confirmar a nossa fé, pois como sempre se respalda em documentos importantes da Igreja e a Bíblia Sagrada, haja vista a suma importância para quem trabalha com a liturgia de se aprender a alimentar-se da PALAVRA de Deus, “se tu não vais diariamente ao poço da palavra como vais dar de beber aos outros?”
Durante o evento realizou-se o estudo acerca do Sacro Sanctum Concilium no intuito que, principalmente, osparticipantes do encontro e integrantes da Liturgia das paróquias da diocese de Castanhal conheçam e saibam como se referir quando abordarem esses estudos em suas pastorais litúrgicas.
A essência da formação é que todos aprendam a celebrar bem, acolher na fé aquilo que é de Deus, a sua Palavra, que se compreenda de fato os ritos, se experimente a verdade da Fé nas orações, encarnar e testemunhar os mistérios.
Apresentando de modo especial a Quaresma, Monsenhor enfatizou que "deve-se voltar para o Senhor para tornar-se um homem novo", pontuando três exercícios para a Quaresma: oração, jejum e esmola (caridade).
O tempo quaresmal abrange também a grande preparação para a Páscoa, quando a Igreja celebra a ressurreição do Senhor, precedida da Semana Santa com a paixão e morte. "A Igreja proclama tudo que aconteceu em Cristo para atualizar a sua presença permanente nos sacramentos, isto é, a ação do Espírito Santo". "Só existe Liturgia na Fé, sendo impossível tê-la sem a proclamação da Palavra". (Pérolas do encontro)
Na noite do sábado, já em preparação à CF2013 (Campanha da Fraternidade), um vídeo-manual da campanha foi apresentado no auditório para somar ao conteúdo transmitido no encontro. 

Colaboração de Samara Moura - Participante do encontro.
Revisão de Débora Sarmento

Nenhum comentário: