Páginas

22 de setembro de 2013

Um pouco mais do Círio de Vigia

Vigia é a mais antiga de todas as cidades da Amazônia e desde 1697 celebra uma das mais belas festas religiosa e cultural do estado do Pará. Os promesseiros e romeiros são a imagem da fé em Nossa Senhora, pois são pessoas que chegam à cidade de Vigia de Nazaré de vários lugares, para demonstrar seu amor e gratidão a Virgem Maria.
São muitos os que levam casinhas de madeira, réplicas de um sonho realizado com a proteção de Nossa Senhora de Nazaré. Quem viveu mais dificuldades equilibra um tijolo como sinal de que conseguiu
levantar moradia. E tantos outros que vivem e demonstram esse momento de agradecimento por uma Graça alcançada.
A Paróquia de Vigia, atualmente representada pelo Pároco Pe. José Carlos e o Vigário Pe. Charles acompanham todos os preparativos para essa magnifica festa.
Não faltam esforços e alegria das comissões organizadoras, do casal coordenador, e principalmente do povo vigiense que de alguma forma se doam e colaboram para a realização da festa da rainha da Amazônia.  Este ano o tema escolhido para o Círio 316 proclama o ano da fé, assim definido: “Pela fé, como Jesus e Maria, sejamos obedientes ao Pai”.
Vale ressaltar que, a Arte do cartaz do Círio 316, criado e escolhido pela Diretoria da Festa, buscou também apresentar uma profunda reflexão de fé: “Não é possível ser como Jesus sem estar e sem viver com Ele, por Ele e nEle, pois estar com ele é o fim pelo qual somos criados, porque com ele somos o que somos, isto é filho do Pai.” As mãos expostas do Pai simbolizam esse amor por todos os seus filhos e Maria que intercede por cada um de nós.
O Círio de Vigia é mais um momento de espiritualidade para as famílias e todos os peregrinos que de algum lugar vivem a sua fé e devoção por Maria. A cidade aos poucos vai começando a ganhar decorações diversas. Os Arcos com as cores e desenhos que representam o Círio enfeitam algumas ruas por onde a procissão passa, anunciando assim a chegada de mais um Círio em Vigia de Nazaré.
Durante o período da festividade que ocorrerá de 08 à 22 de setembro haverão procissões e celebrações Eucarísticas com a presença de Padres da Diocese, shows católicos, apresentação de artistas paraenses, vendas de comidas típicas e outros.
Neste Círio, o povo católico é convidado a refletir sobre Maria peregrina e discípula do Senhor, que através do seu amor, buscou na obediência, na fé e na confiança viver à vontade do Pai.

Nenhum comentário: