Páginas

26 de fevereiro de 2014

Acampamento CQC 2014

Jovens da RCC da Diocese de Castanhal já divulgaram detalhes do encontro 
que será realizado para jovens da Renovação Carismática Católica diocesana com o título “Custe o que custar” (CQC). No que já foi divulgado, informaram que Já estão disponíveis as fichas do Acampamento do Ministério Jovem da RCC, o CQC.
O acampamento acontecerá nos dias de 01 a 04 de maio, a inscrição custa apenas R$60,00 para participar de todos os dias do evento.

Maiores informações: 91 8322-8769

Francisco lembra com carinho dos brasileiros


“O povo do Brasil está cheio de ladrões... roubaram o meu coração”. Foi o que disse o Papa Francisco ao novo cardeal brasileiro, Orani João Tempesta. Francisco referia-se à onda de carinho que recebeu durante a sua viagem ao Rio de Janeiro por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em julho de 2013. Um afeto que manifestará também com a próxima Copa do Mundo, que saudará com uma mensagem contra o racismo.

A reportagem é de Andrés Beltramo Alvarez e publicada no sítio Vatican Insider, 24-02-2014. A tradução é de André Langer.

No próximo dia 28 de fevereiro, a cidade do Rio de Janeiro comemorará o 448º aniversário de sua fundação. Nesse dia, com o apoio da Arquidiocese local, haverá uma grande festa aos pés do Cristo Redentor. Por esse motivo, Tempestaaproveitou sua elevação cardinalícia do fim de semana passado para pedir a Jorge Mario Bergoglio uma palavra dirigida ao seu povo.

“Pedi ao Santo Padre uma palavra, porque na terça-feira voltarei ao Rio de Janeiro para as celebrações com a diocese. Perguntei-lhe o que devia dizer às pessoas e ele ratificou seu carinho e sua amizade com todo o povo brasileiro, agradeceu a proximidade e disse que o povo brasileiro é ‘ladrão’ porque soube roubar seu coração”, assegurou o arcebispo em entrevista ao Vatican Insider.

Também referiu-se à incisiva homilia pronunciada pelo Papa na missa do domingo, 23, por ocasião da criação de 19 novos cardeais da Igreja. O Pontífice disse com clareza que a Igreja de Roma “não é uma corte” e, por isso, os cardeais devem evitar as atitudes cortesãs, “as intrigas, as fofocas, as panelinhas e os favoritismos”.

“Está muito bem o que disse o Papa, uma reflexão que partiu da primeira leitura da missa e também do Evangelho”, indicouTempesta e acrescentou que os cardeais receberam a mensagem que incluiu a necessidade de não sentir-se uma corte, mas também o convite, como membros do clero de Roma, a caminhar na conversão e na santidade.

Tempesta foi prudente na hora de comentar as discussões do Consistório Extraordinário realizado nos dias 20 e 21, convocado por Francisco para abordar o tema da pastoral familiar. Esclareceu que nessas reuniões o Pontífice quis conhecer a opinião dos cardeais, antigos e novos, em relação à próxima assembleia do Sínodo, prevista para outubro deste ano. “Demos o nosso parecer, mas será o Sínodo que deverá decidir tudo”, apontou.

“Depois do belo gesto de Bento XVI de renunciar, muito querido, como se viu nos aplausos (quando reapareceu pela primeira vez publicamente) na celebração do sábado. Agora há a proximidade com o povo, a proximidade, o diálogo com a sociedade, a preocupação com a paz, a fome, a justiça, com os refugiados e uma renovação da Igreja em seu interior, que é o que o Santo Padre quer com o seu trabalho”, insistiu.

O Brasil parece disposto a ter uma relação especial com o Papa latino-americano, inclusive acima da sua Argentina natal. Notou-se isso nas delegações oficiais que participaram durante a criação dos novos cardeais na Basílica de São Pedro. Enquanto os brasileiros estiveram representados pela presidente Dilma Rousseff, a presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner enviou o secretário de Culto, Guillermo Oliveri.

Na sexta-feira, 21, pela tarde, Rousseff reuniu-se em privado com o líder católico, em uma salinha situada dentro da Sala Paulo VI do Vaticano. Uma audiência que durou, no total, cerca de meia hora. Ao final do encontro Bergoglio recebeu como presentes uma camisa da seleção assinada pelo ídolo Pelé e uma bola assinada por Ronaldo.

“Tudo isto é para que reze pelo Brasil para que ganhe a Copa?”, brincou Francisco. “Santo Padre, ao menos lhe pedimos neutralidade”, respondeu entre risos Dilma. Ao sair do encontro ela mesma comunicou, pelo Twitter, que o Pontíficeaceitou gravar uma mensagem contra o racismo por ocasião do mundial de futebol.

“É uma forma de mostrar que o futebol, ao congregar centenas de países, criar um espírito de fraternidade e despertar tanta emoção, também é o momento para defender a paz e manifestar-se contra o preconceito, causas que unem todos os povos e religiões”, apontou.


Catedral realiza formação sobre a CF



Dividido em três partes: Ver, Julgar e Agir, a Catedral preparou uma formação para seus paroquianos, que contou com mais de 60 pessoas no auditório maior, na noite desta terça (25). Nesta primeira parte, o Ver, foi introduzido o tema da CF deste ano pela professora Mec, da paróquia São José, também em Castanhal.


“O tráfico humano é uma realidade pouco conhecida, mas existente”, falou o padre Silvestre, cura da Catedral.


A preocupação com a identificação de rotas e a conscientização para o perigo que representa o tráfico humano perpassa tanto as grandes cidades como as localizadas no interior da Diocese
.

A formação continua na quinta e na sexta (28 e 28), com os diáconos Eleonor (julgar) e Guilherme (agir) e espera-se o aumento da participação, que mesmo com chuva, foi significativa no primeiro dia. “Se percebe a resposta ao tema pelo interesse das pessoas, que corresponderam às nossas expectativas”, disse o padre Silvestre, que está acompanhando de perto estes dias de formação, ainda que não possa participar devido às missas que são celebradas no mesmo horário.

25 de fevereiro de 2014

Magalhães Barate recebe o bispo

Padre Antão está há 4 anos em MB

A visita pastoral de Dom Carlos aconteceu em Magalhães Barata entre os dias 18 e 23 deste mês. Tendo como pároco o padre Manoel Antão, a paróquia de Nossa Senhora de Nazaré e suas comunidades receberam o bispo com uma bonita celebração na praça da cidade.
Nos dias de visita, além de poder conversar com o padre, Dom Carlos ouviu e orientou os paroquianos, catequistas, coordenadores, jovens e todos os que participaram dos encontros ou missas, na sede do município e no interior.
Um dos momentos mais importantes foi a conversa com os jovens, na comunidade de Cafezal, que sediou a penúltima edição do Campo de Verão para adolescentes do J1.
A comunidade se despediu saudosa do bispo, que continua a acompanha-los na oração e também através do padre Antão. 

13 de fevereiro de 2014

Concluído 15º Encontro Nacional dos Sacerdotes brasileiros


As celebrações dos 50 anos da realização do Concílio Vaticano II motivaram as reflexões sobre a vida e missão do sacerdote no contexto atual, durante o 15º Encontro Nacional de Presbíteros. O evento reuniu, de 05 a 11 de fevereiro, em Aparecida (SP), 531 padres, bispos e representantes das dioceses. Assessores convidados colaboraram no estudo do tema proposto para este ano “Concílio Vaticano II e os Presbíteros no Brasil: testemunhas de fé, esperança e caridade”.
O encontro foi promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) e pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.
Na oportunidade, os participantes recordaram os ensinamentos do papa Francisco e suas atitudes de esperança no pastoreio da Igreja. “Hoje, somos também instigados pelas palavras e atitudes do papa Francisco que tem chamado a atenção de todos pela sua forma normal de ser pastor e profeta no meio do povo, inspirando-nos nas nossas condutas e no exercício de nosso ministério presbiteral, como discípulos missionários do Reino do Pai”, disseram.
Em carta conclusiva, os presbíteros reafirmaram o compromisso de levar para suas paróquias a esperança do encontro, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida. “Voltamos às nossas Igrejas Particulares, aos nossos presbitérios, às nossas comunidades eclesiais, certos da sua bênção maternal para nossa vida e ministério presbiteral, onde nos comprometemos a ser testemunhas das virtudes teologais e dar razão da esperança a quem a pedir”, manifestaram os participantes.


12 de fevereiro de 2014

Quem pagará a conta?



A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) já cogita aumento nas tarifas de luz. Por enquanto, os recordes de consumo são batidos diariamente na região centro-oeste principalmente.

De início, este ônus será compensado por um fundo da ANEEL e o Ministério da Fazenda irá se manifestar para abatimento nestes gastos. De qualquer forma, há informações de que será repassado uma parte desta cobrança para os consumidores, ficando a critério das empresas regionais responsáveis pelo fornecimento a percentagem a ser acrescentada.

O problema da energia, principalmente após o “apagão” da semana passada, despontou na pauta de jornais desde então.
O fato provoca discussão mais ampla sobre o uso de fontes alternativas, economia de energia e água, mudanças climáticas e até mesmo a implantação de hidrelétricas por aqui.

O Documento de Santarém, fundamental para entender a postura da Igreja em nossa região, a Amazônia que é tratada como colônia desde a invasão de Portugal, hoje tem como “papel” o fornecimento de energia para o Brasil – que neste caso está restrito ao sudeste e sul do país.
Paulo Correa

11 de fevereiro de 2014

Café Expresso


Missa dos enfermos
Ao redor do altar, enfermos, idosos, famílias e participantes da Pastoral do Enfermo celebraram hoje pela manhã na Catedral missa pela XXII Jornada Mundial do Enfermo.
Presidida pelo bispo e concelebrada pelos padre Silvestre e Fabiano (que chegou ontem à Diocese), a missa teve pedidos e agradecimentos pelo dom da vida. Dom Carlos na homilia falou de sofrimento e de esperança.

Mais na próxima edição do COM

Sábado de decisões da Diocese
O Conselho Diocesano de Pastoral, que reúne coordenadores diocesanos das diversas pastorais e serviços, terá reunião neste sábado, no auditório da Catedral.
O encontro é avaliativo e consultivo, encaminhando o trabalho pastoral, desde a Diocese até as paróquias e suas comunidades.
Acompanhe aqui o resumo do próximo CDP.

Carnaval – Jovens já preparam retiros
Algumas paróquias começam a preparar os encontros e retiros de carnaval ainda em dezembro. Outras iniciam o ano planejando este momento.
De uma forma ou de outra, são encontros que no período do carnaval são como uma “opção” para quem não deseja vestir abadás e correr atrás do trio. Os retiros e encontros de carnaval são na maioria voltados para o público jovem, mas envolvem toda a paróquia na organização.
Que sejam encontros abençoados. Para informações, procure a secretaria de sua paroquial.

7 de fevereiro de 2014

Preciosinas comemoram Jubileu no mês de março


Dia 1º de março será um dia de festa para as irmãs preciosinas e para toda a Diocese de Castanhal. Neste dia serão comemorados os jubileus de 10 irmãs. O interessante é que no mesmo dia serão vários “jubileus”: de Prata (25 anos) para três irmãs; de rubi (40 anos) para quatro irmãs; de ouro (50 anos) para uma irmã e de brilhante para duas irmãs.

A celebração acontecerá na Catedral, às 10H, e será presidida pelo bispo Dom Carlos e após a missa as irmãs terão um almoço no Colégio São José.

Padres participam da Semana Teológica

Diocese de Castanhal e outras vizinhas participaram da formação qual abordou a Iniciação à Vida Cristã
Encerrou na quinta-feira, 6 de fevereiro, formação da Semana Teológica, a qual este ano abordou a Iniciação Cristã, ministrada pelo padre Abimar que também é coordenador da pós graduação em teologia na PUC-Rio. Padres da diocese de Castanhal e dioceses vizinhas estiveram no encontro.
Ah!! O encontro contou também com a presença de religiosos, religiosas e diáconos.

4 de fevereiro de 2014

Café Expresso - No cardápio atividades Diocesanas e conceitos de "justiça"

J1 – Formação é neste fim de semana

Tendo início na próxima sexta, no Cenóbio da Transfiguração, os coordenadores paroquiais de J1 terão mais uma formação, com palestras e repasses sobre o campo de verão deste ano.


Enfermos terão missa na Catedral

A celebração que marca a XXII edição da Jornada Mundial do Doente acontecerá na Catedral na próxima terça, 11. Para a participação de enfermos e idosos, está sendo incentivado pelo padre Silvestre que sejam convidados e acompanhados nesta missa por jovens e famílias. 


Formação para noivos

A formação para aqueles que querem selar com o Matrimônio sua relação inicia no dia 15 deste mês, à noite. Para informações, procure a secretaria da Catedral.


Justiça seja feita, mas por quem?

Causou alvoroço na rede a divulgação das fotos de um jovem negro nu, preso a um poste no RJ, por uma trava de bicicleta. Segundo informações, um grupo de “justiceiros” chegou de moto e após espancar o rapaz, cortar um pedaço da orelha e despi-lo, o prenderam a um poste. Uma artista plástica divulgou as fotos e chamou os bombeiros para desprendê-lo. O grupo de “justiceiros” iniciou suas atividades após aumento da criminalidade da área (Zona Sul do Rio). As mensagens no post iam de “extermínio merecido dessa raça com requintes de crueldade” até indignação. A justiça desumana, execuções aleatórias da PM em periferias e desaparecimentos até mesmo em áreas de UPP são realidades não apenas da “Cidade Maravilhosa”.


Outro lado da moeda (?)

Enquanto isso, ou melhor, um dia depois, indígenas da etnia Munduruku expulsaram garimpeiros ilegais de suas terras. Após sucessivas solicitações dos índios para a expulsão dos garimpeiros para os órgãos competentes – Ibama, ICMBio e Funai, os índios decidiram resolver eles mesmos o problema. Não houve confronto. Os índios chegaram em grande número e avisaram que os invasores deveriam se retirar logo. O maquinário dos garimpeiros está sob posse dos Munduruku, que ainda não decidiram o que farão com o material. Estão sob ameaça de morte pelo dono do garimpo desalojado que possui outros dois garimpos na reserva indígena dos Munduruku.


A semelhança nos dois casos é a omissão do poder público. Até quando?