Páginas

12 de março de 2014

Retiro dos padres - Silêncio, escuta, oração


O retiro para os padres das Dioceses de Cametá, Bragança e Castanhal iniciou nesta segunda (10) e segue até a sexta-feira (14), no Cenóbio da Transfiguração. O pregador do retiro é dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina/PR.



Tendo o tripé “silêncio, escuta e oração”, o retiro é um reabastecimento não apenas na formação dos padres, mas também um momento para refletir e tomar fôlego em sua vocação, que é exigente e abençoada. Entre palestras, momentos de oração e de silêncio, também há partilha de vida, e até mesmo um momento dedicado a reconciliação: na noite da terça acontecerá a confissão entre os padres, um confessando outro e assim por diante, tendo em seu alto a celebração de penitência, não vista como um encargo, mas antes como um “reavivamento” da fé.
Dom Orlando

O aprofundamento teórico não supera a simplicidade da vida sacerdotal, nas palavras de Dom Orlando “coisas pequeninas que tem um valor extraordinário”. É enriquecedor para esta vivência o conhecimento dos documentos da Igreja pós-conciliar e especialmente a Evangelii Gaumdium, encíclica do Papa Francisco.

Vários temas se entrelaçam nestes dias de retiro, e é importante que após estes dias, sejamos cada vez mais uma Igreja missionária. “O laicato é muito falado, mas dentro da Igreja. Tem que ser vivido fora, no trabalho, no comércio, no judiciário... onde seja”, falou dom Orlando.

Importante também é a oração pelos padres e pelas vocações. Que nestes dias e nesta Quaresma se intensifiquem.

Paulo Correa

Nenhum comentário: