Páginas

5 de junho de 2014

CNBB inicia Campanha sobre a Copa do Mundo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começou a distribuir panfletos em que critica a “inversão de prioridades” no uso do dinheiro público na organização da Copa do Mundo.


 O material, assinado pela Pastoral do Turismo, está sendo espalhado nas 12 cidades que vão receber jogos do Mundial da Fifa. Publicados em português, espanhol e inglês, os folhetos listam oito pontos que, segundo a entidade, merecem “cartão vermelho”.


Além do questionamento sobre a aplicação dos recursos públicos, a CNBB também condena a remoção de famílias e comunidades para a construção de obras dos estádios ou de mobilidade, a apropriação do esporte por entidades privadas e grandes corporações e o desrespeito sistemático à legislação ambiental, trabalhista e do consumidor.

Na avaliação da pastoral, a organização do Mundial aprofundou as desigualdades urbanas e a degradação ambiental. O panfleto também critica a “exclusão de milhões de cidadãos ao direito à informação e à participação nos processos decisórios sobre as obras que foram realizadas para a Copa”.

Ao lado do “cartão vermelho”, a CNBB lista o que seria “o gol da vitória” para os brasileiros durante a Copa. Para que todos saiam vitoriosos, destaca o panfleto, é necessário que algumas exigências fundamentais sejam cumpridas, como a garantia de que a população de bairros populares e moradores de rua tenham direito de permanecer em suas localidades.


No texto, a Igreja Católica também assume compromissos, como “acompanhar torcedores e jogadores, nas suas demandas por momentos de espiritualidade e encontro com Deus, bem como ser presença orante durante toda a Copa”. A pastoral se compromete a fiscalizar a eventual retirada de pessoas que vivem nas ruas e sua posterior devolução após o megaevento esportivo.

do sítio Unisinos

Nenhum comentário: