Castanhal viveu nesta sexta dia 26 de agosto, um grande momento para sua história. Cerca de 2500 pessoas foram as ruas para uma grande manifestação em favor da paz. A caminhada teve início por volta das 8 da manhã na praça do trevo da Barão do Rio Branco e seguiu até a praça do Cristo, percorrendo ao todo cerca de 3 quilômetros.
A Caminhada da Paz é uma iniciativa da Igreja Católica com o apoio das diversas entidades presentes na cidade. Os principais motivos da Caminhada são os números alarmantes de vítimas da violência e segundo os organizadores, o objetivo é conquistar meios para que estes números caiam.
Nas falas ao longo da caminhada foram citados números da violência como por exemplo;
1.500 mortes violentas aconteceram no ano de 2010
Em 2011 de Janeiro a Julho
= aconteceram 550 mortes violentas
= 2.000 pessoas foram agredidas ou violentadas
= 600 pessoas entre mulheres, meninas e meninos,
= 300 veículos se envolvem em acidentes.
= 55 pessoas entre meninas e mulheres são espancadas neste período.
Estes números correspondem aos casos ocorridos na cidade de castanhal e nos municípios vizinhos.
A Caminhada seguiu com paradas estratégicas para
pronunciamento das vítimas, leitura de cartas e reflexões por parte dos locutores, que ajudaram a conduzir a caminhada, que mobilizou pessoas de toda a cidade, como também aqueles que estavam em suas casas e acenavam no momento em que acontecia a passeata.
Um ponto forte da caminhada foi o bloqueio da Br 316 frente ao Cristo Redentor, momento em que a pista foi tomada pelos manifestantes que representavam as vítimas que tombaram por motivo da violência principalmente no transito, a representação por parte deles se deu na forma de deitar-se no asfalto em ato de protesto. conforme o nome dos parentes vítimas da violência eram citados no carro som e sinalizados com a batida de uma mão de pilão, o trânsito por sua vez ficou parado e foi necessário que os motoristas buscassem rotas alternativas por volta de uns 30 minutos.
Para todos os fins a caminhada foi tranquila e pode contar com a presença das escolas de castanhal, de alguns órgãos públicos, dos bombeiros, semutran, e dos cidadãos por parte daqueles que participaram do evento.
Em outras cidades que compõem a diocese a manifestação também aconteceu, e todas arrastaram para as ruas muitas pessoas que contribuíram para o sucesso do acontecimento, em Maracanã por exemplo aproximadamente 5 mil pessoas foram as ruas.
VEJA O VÍDEO DE NOTÍCIA DA CAMINHADA
GALERIA DE IMAGENS DA CAMINHADA
VEJA O VÍDEO DE NOTÍCIA DA CAMINHADA
GALERIA DE IMAGENS DA CAMINHADA
Nenhum comentário:
Postar um comentário