Páginas

27 de setembro de 2013

Encerrou-se estudo do Concílio Vaticano II na Catedral

O Cenóbio nesta sexta (27) acolhe paróquias do interior para mesmo estudo
Monsenhor Gabriel em palestra no último dia de estuda na Catedral
Encerrou na última quinta-feira (26), estudo que aconteceu no auditório da Catedral, que teve como material de estudo a Constituição conciliar Sacrossanctum Concilium, continuando o projeto diocesano de estudo dos documentos produzidos no Concílio Vaticanos II.

Na segunda feira quando iniciou, o bispo fez um apanhado do caminho traçado até este momento, no estudo dos documentos do CV II: “Ano passado, primeiro semestre, contextualização histórica, para entender melhor o concílio, no segundo semestre do mesmo ano, a Dei Verbum. Este ano, no primeiro semestre o documento sobre a Igreja – Lumen Gentiun e finalmente, nestes dias,
a Sacrossanctum Concílium, que nos fala da sagrada liturgia”. Reforçou também o Ano da Fé, que como ensina o Catecismo da Igreja, é professada, celebrada, vivida e rezada. E destacou “o importante não é só voltar 50 anos atrás, mas pensar na atualidade do Concílio”.

O estudo da Sacrossanctum Concílium não é isolado, mas faz referência a outros ensinos e documentos da Igreja, e principalmente, da Palavra divina manifestada no verbo, isto é, em Jesus. Os formadores deste módulo foram o Pe. Gabriel, Pe. Adriano e Pe. Davide, falando sobre diferentes partes desta constituição, que primou pela participação dos leigos no sagrado mistério pascal, a Eucaristia, ou como conhecemos popularmente, missa.

Para o Diácono Roberto da paróquia Cristo Jovem e que participou todas as noites, disse que o que mais marcou nestes dias foi de poder ver claramente como Jesus age na celebração litúrgica de cada sacramento, no celebrante e nos fiéis. Chama a atenção na necessidade de participarmos de uma liturgia, também a necessidade de ouvir o apelo da fé e a conversão pessoal, disse ele.

Esta primeira parte, de segunda a quinta-feira, foi direcionada às paróquias de Castanhal. Para as demais paróquias, o encontro começa nesta sexta (27), no Cenóbio da Transfiguração, e vai até o domingo (29). Espera-se um número maior de participantes, pois no primeiro semestre o número foi abaixo da expectativa na formação. Para mais informações, pode-se procurar a secretaria de sua paroquia, e acompanhar as notícias em nosso site ou no boletim diocesano.

Nenhum comentário: